edição 34 | janeiro 2022

ÁGUAS GUARIROBA

Capacitação prepara técnicos para fortalecer ações integradas

Texto: Jefferson Gonçalves

Técnicos do Centro de Controle Operacional (CCO) e da Central de Despacho da Águas Guariroba participaram da capacitação que integra as ações operacionais dos setores. Foram dois dias de treinamento que tiveram como objetivo debater com os participantes a importância da integração de forma estratégica como um processo de inovação operacional.

O treinamento foi realizado no centro de convenções de um hotel em Campo Grande (MS). Além da parte teórica, trouxe também atividades com o foco em mercado e competências no contexto de adaptação pós-pandemia. O principal objetivo do curso é estimular a análise sobre a divisão de responsabilidades, estratégias, trazendo um direcionamento à integração do time com eficiência operacional e inovação.

“O treinamento nos ajudou a abrir a mente sobre a flexibilidade necessária que o mercado exige constantemente e chegarmos ao todo que essas mudanças exigem. Além disso, nos trouxe conceitos básicos em fundamentos de equipe, em que filtramos o que é negativo e priorizamos o que é produtivo”, destaca Guilherme da Silva Pereira, controlador do CCO.

“No contexto de integração elencamos o que é preciso manter, excluir e priorizar para termos um ambiente de eficiência. Construímos com o time uma imagem de futuro que concilia a visão das pessoas envolvidas nos processos com a estratégia organizacional, e foi uma experiência muito gratificante. É importante promover a integração do time e estimular os colaboradores a pensarem seus objetivos e competências neste cenário de mudanças que tem exigido cada vez mais adaptabilidade, pró-atividade, comunicação e visão sistêmica”, explica Simara Minetto, gerente de Operações do CCO.

“Para a Central de Despacho foi um treinamento muito produtivo com um reflexo significativo para a união da equipe, principalmente em um momento em que precisamos fortalecer a integração. Foi um excelente ensinamento sobre o cenário do mercado de trabalho, além de analisarmos cada situação, destacando o lado positivo e ponderando o que podemos valorizar”, explica Lucas Amorim Gonçalves, analista de qualidade da Central de Despacho.