edição 34 | janeiro 2022
Texto: Igor Alexandre
Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o laboratório central da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bandeirantes, em Cariacica, foi inaugurado no segundo semestre de 2021. O espaço é voltado para a análise do tratamento de efluentes executada pelas Parcerias Público-Privadas entre Cesan e Ambiental Cariacica, Ambiental Vila Velha e Ambiental Serra.
“O objetivo da implantação do laboratório é expandir a gama de análises já realizadas, e, com isso, aumentar o controle operacional das estações de tratamento de esgoto. Com o laboratório próprio, teremos análises com resultados mais rápidos, permitindo tomadas de decisão instantâneas nas operações das ETEs”, explicou o diretor-executivo das unidades, Valdir Júnior.
“A fase de análise laboratorial é fundamental para a segurança do nosso processo. Hoje, temos parceiros que realizam a análise do esgoto tratado, garantindo que parâmetros estejam adequados. Com uma estrutura própria, iremos ganhar em agilidade, controle e melhor performance”, reforçou o diretor-executivo.
O laboratório é equipado com uma grande quantidade de equipamentos tecnológicos para analisar diferentes parâmetros em relação à qualidade do esgoto, como a temperatura, o oxigênio dissolvido, a turbidez, o teor de umidade, os sólidos sedimentáveis, os coliformes totais, entre outros. Alguns dos aparelhos existentes no laboratório são: o microscópio para microbiologia do lodo, equipamentos DBO Track, estufas de secagem e mufla, e espectrofotômetros.
O microscópio permite avaliar de forma minuciosa o lodo biológico, que consiste nos microrganismos (bactérias, protozoários e metazoários) responsáveis pelo tratamento do esgoto. Por meio desse estudo, é possível verificar como estão esses seres vivos e, se necessário, definir ações que possibilitem melhor condição para o desenvolvimento destes.
Os equipamentos DBO Track contribuem com a avaliação da concentração de matéria orgânica expressa pela demanda bioquímica de oxigênio (DBO) presente na amostra estudada. Esse é o principal parâmetro para determinar a qualidade e eficiência dos processos de tratamento.
Enquanto as estufas de secagem e mufla colaboram para a pesquisa sobre a concentração de sólidos e as frações deles, os espectrofotômetros são utilizados em vários parâmetros de avaliação colorimétrica como DQO, surfactantes, nitrito, nitrato, cloro, entre outros.
No evento, estiveram presentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, os prefeitos de Cariacica, Euclério Sampaio, e de Viana, Wanderson Bueno, o diretor-presidente e o diretor-executivo das PPPs do ES, Justino Brunelli e Valdir Júnior, respectivamente, e o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis. Também compareceram deputados, vereadores e lideranças comunitárias.