edição 34 | janeiro 2022
Texto: Igor Alexandre
Durante cerca de dois meses, oito bairros da cidade de Serra (ES) receberam os agentes de pesquisa do Conexões Comunitárias, projeto de educação ambiental da Parceria Público-Privada entre Cesan e Ambiental Serra. Aprenderam sobre o uso correto das redes e a importância da conexão dos imóveis aos sistemas de esgoto.
Uma área que envolve oito bairros da cidade foi definida por ser ao redor dos córregos Laripe e Irema, que merecem atenção quanto às condições ambientais. Há uma contrapartida social a cada nova adesão conquistada pelo projeto. A abordagem foi feita de porta a porta, entregando um material informativo e alertando sobre o uso correto de redes e a necessidade de se interligar à rede de esgoto.
“Os agentes passaram por cerca de mil imóveis que têm rede de esgoto disponível, mas os moradores ainda não se conectaram. Nosso objetivo é conseguir no mínimo 200 novas ligações, e cada uma delas terá a ajuda de cesta básica para uma família em vulnerabilidade social do bairro”, explica Anna Júlia Carvalho, analista de Responsabilidade Social da Ambiental Serra.
O líder comunitário Gleidson de Jesus Santos, que acompanhou parte do trabalho de abordagem das equipes, reforçou a importância das ações de conscientização ambiental e agradeceu a parceria com a PPP na ação. Para ele, a despoluição do Laripe e de outros córregos da região é um sonho ousado, não é uma tarefa fácil.
“Quando a empresa se dispõe a trabalhar em favor de um sonho como esse para nós é uma felicidade, porque a associação de moradores não tem recursos para fazer esse tipo de trabalho. Então essa parceria nos trouxe uma alegria muito grande. O desafio agora é realmente a questão do convencimento dos moradores a fazerem suas ligações”, afirma.
Todos os agentes de pesquisa do projeto Conexões Comunitárias residem na Serra, um critério adotado pela empresa para fazer uma conexão ainda maior entre os promotores e os moradores durante as visitas.