edição 33 | outubro 2021
Texto: Maria Luiza Moreira
Para ter acesso à água, dona Maria do Nazaré tinha de percorrer um longo caminho com o balde sobre a cabeça. Há 30 anos morando no bairro Vila Bandeirante, em Timon (MA), ela sofria com a falta de água tratada, mas essa realidade mudou. “Ter água na torneira da minha casa é a realização de um sonho. Eu cheguei ao bairro em 1991 e sofria muito com a falta d’água. Agora tudo mudou! Tem fartura de água na minha casa e estou muito feliz com essa graça”, comemora dona Maria.
A mudança na vida da dona Maria é resultado do trabalho que vem sendo feito pela Águas de Timon (MA), que implantou 4.000 metros de rede em áreas recém-regularizadas, beneficiando diretamente 400 moradores. A dona de casa Tatiene Rodrigues também foi beneficiada pelos investimentos. “Eu passava mais de semanas sem água em casa. Tinha de ir para a casa da minha família para dar banho no meu filho. Agora eu não sofro mais com isso e posso usar o chuveiro porque tenho água forte e de qualidade nas torneiras”, conta.
“Já contemplamos quatro regiões da cidade, com um total de 13 mil metros de rede implantados desde o início do ano, beneficiando mais de mil famílias timonenses que passaram a receber água tratada com qualidade e regularidade em suas torneiras. Isso reflete em mais saúde e qualidade de vida para a população”, destaca o gerente de Serviços da Águas de Timon, Danilo Almeida.
A ação, que busca oferecer bem-estar a partir de acesso à água tratada, padronização de ligações e regularidade do abastecimento contempla ainda o cadastro das famílias de baixa renda para a inserção na Tarifa Social, que concede desconto de 50% na fatura de água. “Sabemos que acesso à água tratada é fundamental para combater a transmissão da COVID-19. A partir da Tarifa Social, conseguimos ampliar esse serviço aos moradores de baixa renda, dando mais dignidade e saúde para a população”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.
Todas as unidades da Aegea têm o programa da Tarifa Social.