edição 33 | outubro 2021
Texto: Janaína Novellino
O treinamento aconteceu de forma on-line e ao vivo e reuniu funcionários de áreas estratégicas da companhia, como: Comercial, Operações de Água e Esgoto, Serviços, Recursos Humanos, Administrativo e Projetos. “Foi muito agregador, pois aprendi o que uma auditoria exige, toda a estrutura que ela pode alcançar no escopo, o que podemos avançar como unidade e também como auditores internos, para melhoria dos processos com um bom planejamento. Foi bem interessante poder dividir isso com pessoas que já passaram por várias auditorias, outras que estão tendo a primeira vivência, além de visualizar estes cenários dentro de cada setor”, pontuou Bruna Scriboni, supervisora de Serviços da Prolagos.
Com a experiência de quem acompanha auditorias para a certificação da ISO 9001 há oito anos, a supervisora de Atendimento Fernanda Castelo acredita que o treinamento vai facilitar a preparação e a condução das auditorias externas. “A iniciativa da empresa em formar auditores internos é excelente, pois ambos, empresa e colaborador, são beneficiados. A concessionária por ter uma equipe com um olhar mais refinado aos processos da ISO e o colaborador agregando esta formação ao seu currículo”, comentou.
Na Prolagos, os setores de Atendimento ao Cliente e Fiscalização possuem certificação na Norma ISO 9001 desde 2013 e 2015, respectivamente, que são validados anualmente. “Para manter a melhoria contínua dos serviços é preciso garantir que processos e atividades não saiam do preestabelecido, evitando a queda da qualidade. É por isso que formamos um grupo heterogêneo, composto por colaboradores de diversas áreas e níveis hierárquicos para que possam identificar pontos de melhorias e ajustes em suas rotinas e compartilhar o conhecimento com os demais colegas do setor”, explicou o coordenador de Qualidade da Prolagos, Alexandre Andrade.
Com carga horária de 24 horas, o treinamento forneceu aos alunos o conhecimento a respeito dos conceitos e princípios da qualidade, seus requisitos, técnicas e práticas envolvidas na condução de auditorias de sistema de gestão da qualidade. “É essencial que o colaborador entenda as necessidades da empresa. Com auditores internos, adotaremos um sistema de auditorias contínuas, com a análise das nossas ações de acordo com as regras que regulam os nossos processos, otimizando o tempo e identificando falhas antes mesmo que elas aconteçam”, pontua José Carlos Almeida, diretor-executivo da Prolagos.