edição 33 | outubro 2021
Texto: Gabriela Mendonça
Fazem parte da antecipação de obras a execução de aproximadamente 30 quilômetros de rede coletora em Canoas (RS) e 4,5 mil novas conexões ao sistema no bairro Harmonia. As intervenções fazem parte do cronograma de investimentos voltados à universalização do tratamento de esgoto no município.
Os investimentos para as obras foram antecipados graças à ação conjunta entre a Prefeitura de Canoas, a Ambiental Metrosul e a Corsan, visando melhorar os índices de saneamento na cidade e, consequentemente, a qualidade de vida de milhares de pessoas que serão atendidas pelas melhorias na cidade.
São seis frentes de obras em andamento que trarão benefícios a todos os moradores, além da recuperação e da preservação do meio ambiente e dos mananciais da região. Além dos benefícios à população, as obras contribuem diretamente à despoluição da Vala da Curitiba, que há décadas sofre o impacto da falta de saneamento.
Conforme análise da área de Engenharia da Ambiental Metrosul, o esgoto gerado no bairro Harmonia segue direto para a vala pelas galerias de águas pluviais. Com a construção das novas redes de esgotamento sanitário no bairro, será possível conectar aproximadamente 6,3 mil economias ao sistema, reduzindo consideravelmente a emissão de efluentes para a vala, uma vez que o esgoto dessas residências será direcionado à estação para o tratamento.
Uma série de outras iniciativas das secretarias de Obras e Meio Ambiente do município, como canalização, drenagem e limpeza da vala, será realizada paralelamente a fim de contribuir com a recuperação e preservação do local. Neste sentido, tanto a Ambiental Metrosul como a prefeitura alertam a população quanto aos inúmeros danos causados pelo mau uso das redes de esgoto.
Ligações indevidas das redes pluvial e de esgoto, bem como o descarte irregular de lixo na vala, além de prejudicarem o sistema de esgoto como um todo, transformam o local em um grande esgoto a céu aberto, contribuindo com o aumento de doenças e a desigualdade social na região. Além dos benefícios ao meio ambiente, o acesso ao esgoto tratado também proporciona mais saúde e dignidade aos moradores, e desenvolvimento ao município.
“A antecipação dessas obras está sendo possível graças à união de esforços de todos, do trabalho conjunto que é o propósito desta parceria. Levar o tratamento de esgoto e todos os seus benefícios para quase 30 mil canoenses ainda este ano é muito gratificante neste começo de atuação”, destaca o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes.