edição 33 | outubro 2021
Texto: Jefferson Gonçalves
Os dois novos reatores biológicos da Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles foram inaugurados no cronograma de entrega de obras que celebrou os 122 anos de Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul. Com eles, a ETE Los Angeles amplia o tratamento de efluentes de 900 litros/segundo para 1.080 litros/segundo, o que representa um incremento de 20% na sua capacidade de coleta. A rede de esgoto já chega a mais de 80% dos imóveis de Campo Grande e a ETE Los Angeles é responsável por 90% do tratamento de esgoto.
“É um presente para Campo Grande. São mais 180 litros/segundo de esgoto tratado na estação, o que representa a quantidade de uma cidade com 115 mil pessoas. Como a capital vem avançando na universalização de esgoto, a ampliação da ETE Los Angeles acompanha essas novas ligações, o que representa mais conforto, qualidade em saúde e também cuidado com o meio ambiente”, destacou o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Os novos reatores ainda contam com uma tecnologia inovadora, elaborada e projetada pela equipe de engenheiros da concessionária. Cada reator têm as paredes revestidas por placas de aço vitrificado. A estrutura possibilita maior eficiência no tratamento e total vedação durante o processo, garantindo a segurança operacional do sistema de esgoto. O revestimento utilizado nos reatores é de origem austríaca, seguindo os mesmos modelos utilizados em países da Europa.
“Estamos executando mais de 80 quilômetros de rede e mais de 20 mil novas ligações de esgoto. Para recebermos toda essa carga das novas ligações, contamos com os novos reatores com uma tecnologia inovadora, ampliando o tratamento de esgoto com um ganho de eficiência. Tudo isso para garantir a coleta e o tratamento com qualidade e cuidado com o meio ambiente”, disse o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
“Campo Grande tem um diferencial que nos orgulha, onde o esgoto coletado é 100% tratado. É algo conquistado pela capital que nos motiva para continuar os trabalhos mantendo estes resultados constantes. E a Águas Guariroba vem realizando este serviço, seja na ampliação da rede de esgoto como nos serviços de abastecimento de água”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese.
O evento de inauguração contou ainda com a participação do diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Odilon Júnior, e de lideranças de bairros.