edição 33 | outubro 2021
Novo poço no Pioneiros tem capacidade para produzir até 250 mil litros por hora.
Texto: Jefferson Gonçalves
A Águas Guariroba inaugurou dois poços de captação de água subterrânea, um no bairro Nova Lima e outro no Pioneiros. Os investimentos fazem parte das melhorias para os meses de estiagem. A previsão é de que o período de seca em 2021 seja um dos mais rigorosos dos últimos 91 anos.
As obras são tão importantes neste momento de estiagem crítica que os eventos de inauguração contaram com a participação do prefeito da cidade, Marcos Trad, de representantes da Câmara de Vereadores, lideranças comunitárias e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg).
Os novos sistemas têm poços com 660 metros de profundidade (Nova Lima) e 550 metros (Pioneiros). O primeiro vai incrementar a capacidade de produção de água em até 250 mil litros por hora. No do Pioneiros a capacidade sobe para 350 mil litros de água por hora. Juntos, vão beneficiar mais de 159 mil moradores da região norte de Campo Grande.
“São investimentos em saúde pública e no uso de recursos hídricos com segurança. Serão quase 160 mil pessoas beneficiadas com estas obras de captação subterrânea. Parabéns a Campo Grande e também para a Águas Guariroba”, destacou o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad.
“Este ano a Águas Guariroba teve um desafio muito grande com a ampliação de nove poços para mitigar os efeitos da estiagem. Os sistemas implantados nas regiões do Nova Lima e Pioneiros têm tecnologias inovadoras e tornam as regiões independentes na sua produção de água; isso representa muito mais segurança operacional para Campo Grande”, disse o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
Ao todo, nove novos poços garantirão o acréscimo de 1,7 milhão de litros de água por hora produzidos para a cidade.