edição 32 | julho 2021

PROLAGOS

Modernização dos sistemas de controle reduz perdas de água e aumenta eficiência

Texto: Janaína Novellino

Proporcionar melhor distribuição de água, aperfeiçoar o funcionamento do sistema de monitoramento, oferecer maior segurança no controle e na aquisição de dados e garantir abastecimento de água mais eficiente. Os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia podem oferecer melhores serviços de água e esgoto por meio da implantação das melhorias feitas pela Prolagos (RJ).

Menos perdas e mais eficiência

Diversas áreas do monitoramento foram modernizadas. No reservatório do Forno, em Armação dos Búzios, foram implantados sensores que vão possibilitar a redução de perdas e mais eficiência na distribuição de água, além de maior controle nos processos da estação elevatória de esgoto. Já em Arraial do Cabo cerca de 500 sensores foram atualizados, obtendo melhor acompanhamento do sistema de esgoto, maior eficiência na distribuição e na redução de perdas.

As operações expandiram os sistemas de automação e de telemetria, a medição a distância que permite que os dados coletados sejam integrados com o Centro de Controle Operacional (CCO), que também passou por uma reformulação. Além da mudança estética, com a troca do piso, o local também recebeu melhorias na infraestrutura de rede e telecomunicações, garantindo melhor funcionamento no sistema de monitoramento e maior segurança no controle e na aquisição de dados.

Inteligência que traz maior assertividade

Como a Prolagos atua em uma região onde o abastecimento pode ser afetado por sazonalidades turísticas, apresentando variações de demandas muitas vezes inesperadas, as tecnologias utilizadas no CCO possibilitam que a concessionária aplique técnicas de inteligência, análise, controle e modelagem de dados para tomar decisões mais assertivas, como é o caso do controlador Fuzzy. Com ele é possível obter maior precisão no controle, com maior estabilidade da operação, pressurização mais eficiente, sendo capaz de enxergar objetivos distintos, obtendo uma redução dos custos de manutenção.

A unidade também recebe dados do programa contador de veículos. Dessa forma, combinados com as informações operacionais e variáveis como condições meteorológicas, é possível prever o aumento de demanda e tendências de consumo, ajustando a operação. “As ações são preventivas e fazem parte do nosso Programa de Melhoria Contínua”, diz o diretor-executivo José Carlos Almeida.

Pedro Freitas, novo diretor-presidente

“Estamos em constante aprimoramento com a implantação de novas tecnologias e criação de sistemas que nos permitem monitorar e analisar variáveis que contribuem para a tomada de decisões cada vez mais assertivas, aumentando a eficiência do serviço prestado à população”, pontua Pedro Freitas, o novo diretor-presidente da Prolagos. Com mais de dez anos de experiência em saneamento, o executivo assume a diretoria da Prolagos depois de atuar na área jurídica da Aegea, onde foi responsável pelas unidades da Regional 2 (Sul e Sudeste).