edição 32 | julho 2021

ÁGUAS GUARIROBA

Sistema moderno de abastecimento para quem movimenta a economia

Abertura da rede de água que terá mais de 4 mil metros de extensão.

Texto: Jefferson Gonçalves

O Núcleo Industrial de Indubrasil, uma área de 200 hectares localizada na região oeste da capital de Mato Grosso do Sul, nas margens da Rodovia BR-262, conta com empreendimentos industriais que revelam alguns dos caminhos do desenvolvimento econômico do município e do estado. A região foi incluída no cronograma de ações direcionadas à modernização dos sistemas de monitoramento e abastecimento de água em Campo Grande (MS). As obras têm como objetivo ampliar a segurança operacional dos serviços de abastecimento em bairros da capital.

Entre as principais ações estão as obras de interligação e extensão de rede de água para ampliar a segurança operacional dos serviços de abastecimento em bairros da capital. Além da região industrial, as obras serão levadas também para as Moreninhas, conjunto de quatro unidades que forma um dos bairros mais populosos de Campo Grande. Também com 40 anos desde a criação, as Moreninhas são consideradas uma cidade à parte dentro da capital.

Quase doze mil novas ligações de água

Ao todo, serão implantados mais de 4 mil metros de rede. A região do Núcleo Industrial de Indubrasil é de grande importância e ajuda a movimentar as atividades econômicas em Campo Grande. “A chegada das obras de modernização da rede de água é resultado de uma parceria com a Águas Guariroba e será essencial para o crescimento do comércio, das empresas e principalmente para o bem-estar dos moradores que aguardavam esta melhoria”, destaca Mauro Correa de Carvalho, líder da Associação de Moradores da Região do Jardim Inápolis e Núcleo Industrial. Com as obras, mais de 2.100 ligações devem ser feitas para mais pessoas se conectarem ao sistema de abastecimento.

Já na região das Moreninhas, as obras de monitoramento e modernização de rede de abastecimento de água vão se ampliar em 9.578 ligações da região. Foram instaladas também válvulas de redução de pressão (VRPs) e realizadas obras de interligações e de extensão de rede nas regiões da Vila Cidade Morena, Loteamento Paraíso Lageado, Jardim Nova Jerusalém, Vila Nova Capital e Vila Moreninhas III.

Outras melhorias

Na região do Itamaracá, a Águas Guariroba realizou as obras de modernização e extensão de 2,5 mil metros de rede de água. Com as obras, a estimativa é de que a modernização beneficie mais de 3.000 pessoas da região. Também como parte do cronograma de melhorias, na rede de captação do sistema Guariroba, a concessionária substituiu e instalou oito novas válvulas ventosas na extensão de tubulações com o objetivo de retirar o ar acumulado durante o transporte de água.

Com a pressão natural e a movimentação constante da água dentro de uma tubulação, bolsões de ar podem ser formados, podendo danificar e romper a rede, ocasionando vazamentos e perda de água. Para evitar os problemas relacionados ao ar aprisionado na tubulação, válvulas ventosas são instaladas e atuam como um dispositivo de proteção hidráulica, sempre nas áreas altas e em pontos estratégicos do sistema de abastecimento de água, reduzindo os riscos de rompimento da rede.

“As válvulas ventosas são equipamentos de alta tecnologia que operam com precisão e são importantes para a segurança operacional do abastecimento da cidade. São responsáveis pela redução de perda de carga e ganho de vazão de água, proporcionando maior eficiência energética na adução e também no abastecimento. A instalação dos equipamentos é resultado dos investimentos da concessionária para garantir cada vez mais melhorias no sistema de produção de água para Campo Grande”, destaca Ítalo Souza, gerente de Operações da Águas Guariroba.