edição 32 | julho 2021

ÁGUAS GUARIROBA

Acesso à rede de esgoto para mais de 25 mil pessoas em Campo Grande (MS)

Texto: Jefferson Gonçalves

A Águas Guariroba (MS) está realizando as obras de implantação da rede de coleta de esgoto nas regiões dos bairros Vila Nasser, Nova Campo Grande, Aero Rancho e Rita Vieira em Campo Grande. A estimativa é de que as obras beneficiem mais de 25 mil pessoas com a implantação de mais de 85,8 mil metros em extensão de rede de esgoto. O objetivo é aumentar cada vez mais as ações de modernização e ampliação na rede de coleta de esgoto em Campo Grande, levando saneamento e qualidade em saúde para a população.

Obras mudam a vida dos moradores

Para os moradores do Aero Rancho, a implantação de 12 mil metros de rede de esgoto vai atender a mais de 3 mil pessoas. “A chegada da rede de esgoto traz tranquilidade para os moradores desta região depois de muito tempo de espera. É um setor com um grande número populacional e o acesso a este serviço representa um benefício diretamente voltado à valorização do bairro. São ações resultantes de diversas reuniões com a Águas Guariroba e o Poder Público e, graças a esta parceria, os moradores estão recebendo esta melhoria”, destaca Jailson Nahban, líder comunitário do Conjunto Aero Rancho setor III.

Na região do Rita Vieira, as obras de ampliação beneficiarão mais de 12,7 mil pessoas com a implantação de 40 mil metros de extensão de rede de esgoto. “A chegada do esgoto a nosso bairro representa diretamente a melhoria em nossa região. É uma necessidade que vínhamos discutindo há cerca de dez anos e hoje tornou-se uma realidade. Durante esse período, tivemos reuniões com a Águas Guariroba, e agora a chegada do esgoto representa a saúde e também a valorização no setor imobiliário, já que o bairro conta com novos condomínios e casas na região”, afirma Yara Alves de Freitas, presidente da Associação de Moradores do bairro Rita Vieira.

Já na região do Nova Campo Grande, são mais de 8,4 mil moradores beneficiados com os 26 mil metros de extensão de rede. “Com o decorrer do tempo, a região foi se expandindo, ampliando o número de casas compartilhadas em um terreno. Esse crescimento nos fez pensar sobre a estrutura dos serviços de saneamento, em especial a coleta de esgoto. Estivemos em reuniões na sede da Águas Guariroba buscando uma solução para a ampliação da rede de esgoto. E, com o anúncio das obras de implantação de rede, acendeu uma ponta de esperança nos moradores”, ressalta Fabia Britez, moradora do bairro e coordenadora do Movimento Solta a Voz Nova Campo Grande.

Mais de 80% de rede

Atualmente na capital a disponibilidade de rede de esgoto conta com o índice de mais de 80% de cobertura da cidade, sendo que 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente. “Campo Grande é uma referência no saneamento e a Águas Guariroba busca cada vez mais entregar à população ações voltadas à qualidade da saúde. As obras de implantação representam os investimentos da concessionária voltados para a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande, garantindo o bem-estar e os serviços de saneamento básico em cada residência da região”, destaca Gabriel Martins Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.