edição 32 | julho 2021

Timon será referência em saneamento no Maranhão: saltará de 3% para 33% de cobertura de esgoto

Texto: Maria Luiza Moreira

Nesta primeira etapa, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto em apenas um ano, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Além da maior ETE do município, o Programa Timon Saneada II ainda prevê a construção da estação elevatória de esgoto (EEE), a implantação de mais de 30 mil metros de rede de esgoto e mil metros de linha de recalque.

Para o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, o investimento significa um salto para o desenvolvimento do município. “Com a cidade saneada, a população ganha mais qualidade de vida e Timon se torna referência em respeito ao meio ambiente. Os investimentos também abrem as portas da cidade para mais crescimento no turismo”, declarou.

Universalização antecipada em relação às metas do Novo Marco

A universalização da cobertura de esgotamento sanitário está prevista para acontecer até o fim de 2026, com um investimento total de R$ 168 milhões. “O Timon Saneada II é de grande importância para a cidade, impactando na saúde, valorização imobiliária e preservação dos recursos naturais. Nosso objetivo será eliminar situações comuns hoje em dia, de esgoto a céu aberto, e preparar a cidade para uma nova era”, acrescentou o diretor-executivo da Águas de Timon, Fernando Lima. 

A prefeita Dinair Veloso também avaliou as mudanças previstas com os investimentos. “As obras que se iniciam hoje, na verdade, começaram há seis anos, com a chegada da Águas de Timon. Hoje, toda zona urbana da nossa cidade tem acesso à água tratada e estamos marcando mais um salto no desenvolvimento com as ações de esgotamento sanitário, que irão mudar a realidade de Timon”, finalizou.