edição 32 | julho 2021
Projeto de expansão do abastecimento é apresentado em Ariquemes (RO).
Texto: Fabiana Simão
Depois de levar acesso à água tratada para mais de 93% dos moradores da área urbana do município, a Águas de Ariquemes vai ampliar a capacidade de reservação na cidade. Um novo reservatório está sendo construído, com capacidade para armazenar mais de 2 milhões de litros de água.
Com o investimento, o volume de reservação de água tratada vai aumentar em 85%, fortalecendo ainda mais o abastecimento no período da estiagem. A nova infraestrutura ficará no Jardim Jorge Teixeira, na mesma área onde estão localizados a estação elevatória e os reservatórios atuais.
A tecnologia aplicada permitirá que os dois reservatórios operem em níveis distintos, o que otimiza a setorização da cidade. Com início em maio, até agora já foram usados 226 m³ de concreto nas etapas de perfuração e concretagem de 86 estacas.
O planejamento prevê a interligação de adutoras ao sistema de distribuição, bem como a revitalização da área. O novo reservatório contará ainda com automatização, com sensor de nível e inversor de frequência. A previsão é de que a obra entre em funcionamento antes do fim de 2021.
“As obras para promover o crescimento de Ariquemes não podem parar. A empresa responsável pelo abastecimento de água e esgoto está investindo R$ 2 milhões nesta construção, que representa mais uma conquista importante para nossa cidade, além de ser um empreendimento que vai gerar renda, principalmente durante a pandemia”, enfatizou o vice-prefeito de Ariquemes (RO), Aner Gabriel, no lançamento.
“Nossas equipes de engenharia estão empenhadas em finalizar toda infraestrutura de melhoria e modernização para entregar o novo reservatório ao município e garantir o abastecimento, principalmente no período de estiagem”, disse o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Eduardo Lana.