edição 32 | julho 2021
Equipamentos da nova ETA de Peixoto de Azevedo (MT) chegam à cidade.
Texto: Thaiane Paes
Sinop, Sorriso e Peixoto de Azevedo vão ter melhorias nos sistemas de abastecimento. As obras de extensão da rede de água em Sinop vão beneficiar 48 bairros. Em abril, a interligação entre os sistemas dos residenciais Pérola e Umuarama, com cerca de 400 metros de rede, complementou a ampliação.
A concessionária também trabalha para garantir o abastecimento mesmo se a falta de chuva e as altas temperaturas continuarem. O plano de enfrentamento à crise hídrica elaborado pela Águas de Sinop no ano passado inclui, além da extensão de rede, a perfuração de novos poços e melhorias no sistema.
Em junho, uma adutora com mais de 320 metros foi implantada no Residencial São Francisco para atender a 13 bairros da cidade. “A extensão de rede vai aumentar a oferta de água tratada para mais de 7.000 famílias, cerca de 30 mil pessoas. Estamos executando as ações com planejamento e trabalhando de forma intensa para melhorar a eficiência do sistema de abastecimento. Vamos passar por mais uma estiagem com água tratada e com regularidade, sem causar transtornos à população”, pontua o supervisor da Águas de Sinop, Flavio Almeida.
Perfuração de novo poço vai garantir maior produção de água para os moradores de Sorriso (MT).
Mais de 25 mil pessoas passam a ter acesso à água tratada com as obras da Águas de Sorriso. É um novo poço tubular profundo, uma estrutura com aproximadamente 200 metros de profundidade, que vai garantir regularidade no abastecimento. Um investimento de R$ 500 mil para beneficiar 18 bairros.
“O período de estiagem em 2020 foi bastante severo, por isso vamos entregar mais dois novos poços para a comunidade e reforçar o abastecimento no município”, afirma o coordenador da Águas de Sorriso, Lucas Alves. Os três poços vão ampliar a capacidade de abastecimento em 300 mil litros de água por hora.
A rede está sendo ampliada para evitar que a estiagem prejudique o abastecimento.
Os novos equipamentos para a ampliação do abastecimento de água tratada em Peixoto de Azevedo chegaram à cidade chamando a atenção dos moradores. A Estação de Tratamento de Água Peixoto, que tem uma estrutura eficiente e moderna, vai ter a capacidade de produção de água aumentada em 40%.
O novo filtro e um decantador – equipamentos que garantem a remoção das impurezas presentes na água por meio da ação da gravidade em tanques – devem entrar em operação neste segundo semestre. “Com a ampliação, vamos passar de 180 para 300 m³/h de água. É um ganho muito expressivo em produção”, disse o coordenador da Águas de Peixoto de Azevedo, Iury Kols.