edição 32 | julho 2021
A nova iluminação da Estação de Tratamento de Água Ponta do Ismael, que abastece 70% da cidade de Manaus (AM).
Texto: Adan Garantizado e Kamila Macedo
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Ismael, localizada na zona oeste, que é responsável por 70% do abastecimento da cidade, e a ETA Ponta das Lajes, que abastece a zona leste, estão de cara nova. Os sistemas de iluminação e sinalização náuticas das unidades foram completamente revitalizados. O objetivo do trabalho é ampliar a segurança operacional de equipamentos como bombas, motores e adutoras, que ficam nas áreas onde a água do Rio Negro é captada.
Mais de 100 itens como lâmpadas, refletores e placas sinalizadoras foram instalados nos pontos de captação da Ponta do Ismael e Ponta das Lajes. Também foram substituídos aproximadamente 3 mil metros de cabos. As defensas de proteção dos pilares da estação da zona leste passaram por um trabalho de reposicionamento. “Embarcações de vários portes cruzam os rios de Manaus a todo momento e, por isso, é importante que as áreas de captação estejam sinalizadas, iluminadas e protegidas pelas defensas. Com isso, estabelecemos uma zona de segurança para nossos sistemas de captação, evitando que as embarcações adentrem nessa área”, explicou o gerente Operacional da Águas de Manaus, Diogo Freitas.
O processo de tratamento de água tem início nos pontos de captação. Por isso eles precisam funcionar 24h para garantir o abastecimento da cidade. “Qualquer ocorrência num ponto de captação pode comprometer o abastecimento de regiões inteiras da cidade. Por isso, melhorar a segurança operacional nesses locais é muito importante, pois garante o pleno funcionamento do sistema. Estamos realizando melhorias eletromecânicas e manutenções preventivas em equipamentos que ficam nas captações. O trabalho de iluminação e sinalização complementa esse pacote de ações”, completou o gerente Operacional.
Recentemente, a concessionária Águas de Manaus realizou duas obras de melhoria que também vão contribuir para a segurança operacional do sistema de abastecimento de água da capital. Os trabalhos de revitalização da bomba de captação da Estação Ponta das Lajes (zona leste) e a instalação de um inversor de frequência no sistema hidráulico Alvorada beneficiam mais de 1,2 milhão de moradores nas zonas norte, centro-oeste e leste de Manaus.
No segundo semestre, a empresa deve lançar um pacote de intervenções que vão implantar cerca de 17 mil metros de extensões de redes de água, além de equipamentos como válvulas reguladoras de pressão, registros e ventosas para melhorar o abastecimento em regiões da cidade.