edição 31 | abril 2021
Texto: Maria Luiza Moreira
Diante da dificuldade de acesso à água tratada, os moradores da Vila de Deus, no Júlia Almeida, em Timon (MA), construíram um banheiro compartilhado. Há mais de cinco anos, cerca de 60 pessoas que vivem na comunidade usavam o mesmo espaço. Hoje, essa realidade mudou. É que a Águas de Timon implantou mais 450 metros de rede no bairro, beneficiando toda a região. Assim, os moradores poderão realizar o sonho de ter o seu próprio banheiro e água em suas torneiras.
O pedreiro Cícero Teodoro mora na região e ajudou a construir o banheiro. “A comunidade se juntou para comprar o material e todos ajudaram a levantar o banheiro, mas era muito difícil manter o local limpo. Por esse motivo, volta e meia a gente discutia com um ou outro. Agora que vai chegar água à casa de todo mundo, a gente tem a oportunidade de ter uma coisa só nossa, pra gente zelar e ter a privacidade que não tínhamos antes. Tudo vai melhorar 100%”, aposta.
A manicure Lizamar de Sousa também avalia os ganhos com a nova obra. “Eu sempre pedi a Deus que eu pudesse ter minhas próprias coisinhas, então estou muito feliz em ter água na minha casa. Alguns colegas ficam com receio em relação à conta de água, mas eu explico que a gente só paga o que consome, e que, sendo cliente regularizado, nós ficaremos mais assistidos e poderemos, por exemplo, acionar a empresa caso falte água. Eu só vejo ganhos positivos”, comemora.
Ao todo, a Águas de Timon já implantou mais de cinco mil metros de rede no bairro Júlia Almeida. É saúde e qualidade de vida para mais de 500 famílias.
“Nos últimos anos, implantamos mais de 70 mil metros de novas redes de água e nosso compromisso é continuar ampliando o serviço, de forma a acompanhar o crescimento populacional do município. Essas ações refletem significativamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores, proporcionando saúde, bem-estar e valorização imobiliária”, finaliza o coordenador de Operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra.
Águas de Timon retira mais de dois quilômetros de rede de ligações irregulares que prejudicavam o abastecimento.
Abastecimento das ligações regulares comprometido, contaminação da água e vazamentos na rede, causando o aumento das perdas e o desperdício. Esses são alguns dos prejuízos causados por conta de gambiarras, as chamadas ligações irregulares de água ou energia elétrica. Assim, a Águas de Timon realizou a retirada de mais de dois quilômetros de ligações clandestinas de água no bairro Júlia Almeida, promovendo o acesso a mais saúde e qualidade de vida aos moradores da região.
“As ligações irregulares comprometem a saúde pública, visto que podem causar a contaminação da água, prejudicando não só o próprio consumidor, como toda a comunidade. Por isso seguimos atuando na fiscalização e implantação de novas redes de água”, finaliza Tadeu Bezerra. Todas as gambiarras foram trocadas por redes regulares, que garantem água com qualidade e regularidade aos moradores da região.