edição 32 | julho 2021

AMBIENTAL MS PANTANAL

PPP dá início à operação plena em 68 municípios de Mato Grosso do Sul

Apresentação do projeto da Parceria Público-Privada Ambiental MS Pantanal na Assembleia Legislativa.

Texto: Matheus Maderal

Desde maio de 2021, moradores de 68 municípios sul-mato-grossenses puderam observar a chegada de equipes da Ambiental MS Pantanal – uma das novas Parcerias Público-Privadas da Aegea. A PPP com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) começou a realizar serviços de manutenção do sistema de esgoto em todas as regiões em que atua no estado. 

A operação plena foi iniciada na esteira de um período de três meses em que equipes de engenheiros, topógrafos e eletromecânicos da MS Pantanal percorreram cerca de 200 estações elevatórias de esgoto e 68 estações de tratamento, cadastrando e digitalizando os ativos da Sanesul, agora sob gestão da Aegea.

A chamada “operação assistida”, em que a estrutura de esgoto de todo o estado foi mapeada, ocorreu no âmbito do Infra Inteligente, programa desenvolvido pela Aegea. Nesse período, foram cadastrados mais de 7 mil ativos que compõem a estrutura de saneamento básico na maior parte de MS. Para isso, a MS Pantanal se utilizou de equipamentos avançados, incluindo um drone que digitalizou as plantas.

“Desde o início da operação, nossa equipe tem mantido o foco no atendimento dos prazos contratuais, atuando sempre com segurança. Vale destacar a mobilização de todos para manter o atendimento e a realização dos serviços sem ocorrências operacionais graves”, disse Claiton Preza, gerente de Operações da MS Pantanal.

Assembleia Legislativa conhece as metas arrojadas da PPP

A MS Pantanal nasceu com a meta ambiciosa de universalizar os serviços de esgoto em todo o estado dentro da próxima década, um projeto pioneiro no país. A expectativa é de que, ao fim de 2031, mais de 1,7 milhão de sul-mato-grossenses tenham acesso ao saneamento básico. Com isso, 98% da população estadual estará assistida.

No fim de abril o projeto da PPP do esgoto foi apresentado por diretores e executivos da Ambiental MS Pantanal e da Sanesul aos deputados estaduais. Representantes das empresas explicaram aos legisladores como a PPP, assinada em 5 de fevereiro de 2021, vai impulsionar os investimentos em obras e serviços de esgoto.

“Nós temos em mãos um projeto de magnitude ímpar, que vai se tornar um exemplo para todo o Brasil e para o mundo. Segundo o Unicef (fundo de emergência internacional das Nações Unidas), uma criança morre por falta de saneamento a cada 15 segundos. É preciso mudar tal situação e isso se faz com investimentos”, frisou o diretor de Relações Institucionais da MS Pantanal, Paulo Antunes.

O presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, endossou as palavras de Antunes sobre a magnitude do projeto. “Modelamos um serviço que será referência para todo o Brasil”, disse o dirigente aos deputados presentes na sessão ordinária. “Temos o prazer de contarmos com parceiros de renome”, completou Carneiro, lembrando ainda que a estatal se antecipou ao Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado no ano passado.

Evento também apresenta projeto aos prefeitos de MS

Em videoconferência realizada também em abril, os representantes da Sanesul e da MS Pantanal falaram a mais de 40 prefeitos de MS que acompanharam – remota ou presencialmente – a cerimônia na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande (MS). Aos prefeitos, Carneiro explicou que a PPP deve garantir “mais saúde para a população e, consequentemente, mais progresso e desenvolvimento para cada um dos 68 municípios de MS que receberão os investimentos”.

Já para o presidente da Associação de Municípios – o prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Jr. –, a parceria “irá alavancar o desenvolvimento das cidades”, garantindo não apenas a universalização dos serviços, “mas, além disso, vai levar desenvolvimento a diversas áreas da administração municipal”. “Começa pela saúde, interfere no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios, e, consequentemente, aumenta a receita das regiões”, disse.

Na ocasião, o diretor-presidente da MS Pantanal, Celso Paschoal, lembrou que os trabalhos já começam nos 68 municípios e também em 123 localidades atendidas pela nova PPP. “Estamos felizes por fazer parte desta parceria. Nosso papel nesse processo será o de acelerar os recursos que irão garantir o avanço das obras de saneamento”, lembrou.

Reconhecimento

A solicitude e a qualidade dos serviços da equipe renderam uma moção de agradecimento por parte do vereador Paulo Henrique Campos (DEM), do município de Coronel Sapucaia (MS). Na carta, o vereador cumprimentou e agradeceu os colaboradores da MS Pantanal por reparos na rede de esgoto.