edição 32 | julho 2021
Texto: Matheus Maderal
Com o objetivo de promover a universalização dos serviços de esgoto e gerar novos significados acerca do que é o saneamento básico, Paulo Antunes assume a direção de Relações Institucionais da R1, que compreende as concessionárias Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba, em Mato Grosso do Sul, além da Aegea MT.
O campo-grandense, que na adolescência trabalhou com o pai em uma banca de revistas e, de forma concomitante, como voluntário da maior instituição filantrópica para cegos da Região Centro-Oeste, possui ampla experiência no setor financeiro e social. Também atuou por 36 anos no sistema bancário: cinco no Banco Bamerindus e o restante na Caixa Econômica Federal.
Nesses dois bancos, Antunes ocupou os mais diversos cargos de gestão e liderança. Na Caixa Econômica Federal, de 1990 a 2019, se destacou como gerente-geral em cinco agências, gerente regional em MS e superintendente regional. Em Minas Gerais, foi diretor-executivo e vice-presidente de Habitação. Toda essa experiência será o alicerce para superar os novos desafios que tem pela frente.
“Universalizar o saneamento básico até 2031, com 98% da população sul-mato-grossense com acesso ao saneamento básico, significa muito também para a preservação do Pantanal”, diz Antunes. “Estamos no estado do Pantanal: sanear é preservar esse patrimônio”, defende. Para Antunes, o impacto dos trabalhos vai muito além dos números. “É preciso frisar que saneamento básico significa saúde, qualidade de vidas e geração de empregos”, afirma.
Paulo Antunes possui duas graduações e seis MBAs nas áreas de Administração. Atuou como professor universitário e tem certificações do sistema bancário (CPA 20) e do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Orador proeminente, Antunes ainda já palestrou a mais de 24 mil pessoas sobre assuntos como Gestão e Liderança, Governo e Gestão Pública, e Superação de Limites e Trabalho em Equipe.