edição 31 | abril 2021
Fonte de recursos: Cesan e Caixa Econômica Federal
Texto: Ana Paula Garcia
Cerca de 122 mil moradores dos bairros Carapebus, Bicanga, Ourimar, Jardim Limoeiro, Cidade Continental, São Diogo, Chácara Santa Luzia, Valparaíso, Laranjeiras e Manguinhos serão beneficiados diretamente com a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos, localizada no município da Serra. O investimento, da ordem de cerca de R$ 34,4 milhões, foi anunciado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante realização de cerimônia oficial de assinatura de Ordem de Serviço.
“A vazão atual da ETE Manguinhos é de 111 litros por segundo, atendendo 88 mil pessoas. Com essa obra, vai mais do que dobrar a sua capacidade, chegando a 232 litros por segundo. Esse empreendimento antecipa a universalização do acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade mais populosa do estado”, explica o diretor-presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis, conhecido como “Cael”.
O empreendimento, associado às demais obras que estão em execução por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra, elevará a cidade a outro patamar socioeconômico. Para Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra, a obra é mais uma etapa de um trabalho que beneficia os moradores da Serra com saneamento básico, qualidade de vida e saúde. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2023.