edição 30 | janeiro 2021
Em reunião on-line, concessionária apresentou o plano de ação para a alta temporada na Região dos Lagos (RJ).
Texto: Roberta Moraes
Conhecida pelas belíssimas praias e clima tropical, a Região dos Lagos do Rio de Janeiro é o destino ideal para turistas que buscam lazer e momentos de diversão em cidades praianas. A realidade imposta pela pandemia, somada à estação mais quente do ano, aumentou os desafios da Prolagos para manter a população abastecida de água. Com este foco, a campanha de verão 2020-2021 foi criada com o principal objetivo de informar e conscientizar a população sobre os cuidados que todos devem ter para um verão mais saudável, pois mais do que nunca o cuidado é o ponto central e essencial para a vida.
Com o slogan “Cuidar é a Cara do Verão”, que traduz o propósito da empresa de movimentar vidas, cuidando das pessoas e do meio ambiente, a campanha reforça as medidas que devem ser adotadas por todos para passar a alta temporada com tranquilidade e, também, evitar a propagação do novo coronavírus. Afinal, os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia veem a população triplicar neste período do ano e têm, como consequência, o impacto direto na prestação dos serviços públicos.
Para estabelecer uma conexão com a população residente, a campanha publicitária tem cinco personagens com características semelhantes aos principais interlocutores para passar as mensagens. Gui, Carol, Sandy, Zeca e Ricardo estrelam a campanha nos mais diversos canais, lembrando a necessidade em fazer a manutenção do sistema hidráulico dos imóveis, higienizar e manter os reservatórios cheios, assegurar que o número de habitantes esteja de acordo com a capacidade da residência.
Com dicas voltadas para a preparação de unidades habitacionais e estabelecimentos comerciais, a primeira fase da campanha começou em outubro com a divulgação nas redes sociais, spots nas principais rádios da região, comercial na TV e anúncios em jornais. “Mesmo com a grande operação que preparamos para os meses de verão, o papel da população é fundamental. Principalmente fazendo a reserva de água para períodos de consumo elevado, que é uma das principais mensagens da nossa campanha de conscientização”, explica o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
Além da campanha de verão, todos os anos a Prolagos promove encontros com as principais autoridades dos cinco municípios de concessão para compartilhar o plano de ação desenvolvido para a estação. Nesta temporada, em função da pandemia, a reunião foi on-line, via Microsoft Teams, integrando representantes das prefeituras e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro aos diretores e gestores da Prolagos, que apresentaram as medidas preventivas desenvolvidas para reduzir os impactos provocados pelo aumento do consumo de água tratada durante a alta temporada.
Além do diretor-presidente, Sérgio Braga, e do diretor-executivo, José Carlos Almeida, participaram da apresentação os gerentes José Vicente Marino, de Operações de Água, Mário Márcio Gonçalves, de Operações de Esgoto, Vitor Gabriel (Comercial), Niella Morato (Jurídico), entre outros representantes da empresa. A iniciativa faz parte de uma prestação de contas da concessionária, que apresentou todos os investimentos e ações realizados nos últimos meses com foco no período de verão, quando o número de pessoas nos cinco municípios atendidos pela concessionária salta de cerca de 400 mil para mais de 1,25 milhão.
Entre as realizações estão as melhorias na ETA, manutenções nas ETEs, limpeza e troca de equipamentos e aquisição de novos geradores e bombas reservas. A fim de aumentar a pressão nas redes e facilitar o transporte de água, a concessionária implantou 22 novas estações de bombeamento em todo o sistema de distribuição e modernizou as já existentes. Além da preparação operacional, o setor Comercial reforçou o atendimento com a contratação de atendentes temporários.