edição 30 | janeiro 2021
Já começaram as obras e melhorias do serviço de esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Texto: Gabriela Mendonça
No dia 1º de janeiro, a Ambiental Metrosul completou o primeiro mês à frente dos serviços de coleta e tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela PPP da Corsan. A fim de agilizar os processos assumidos e avançar com sua atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre, a empresa mantém intensos os trabalhos programados. Ao longo deste primeiro ano de operação estão previstos, ainda, investimentos em novas tecnologias, hidrometria e telemetria, reforma e integração de sistemas, obras em edificações, entre outros.
Além das melhorias nas estações de tratamento e bombeamento, que acontecem desde o começo da operação, e estruturação do Centro de Controle Operacional, cujo monitoramento será ampliado no primeiro semestre deste ano, a Ambiental Metrosul já está promovendo a renovação do parque de hidrômetros – foram 3,1 mil equipamentos substituídos neste primeiro mês – e realizando as visitas porta a porta, quando as equipes fazem as vistorias dos sistemas de esgoto das residências e atuam na conscientização sobre a importância da coleta e do tratamento. Neste sentido, a empresa também já iniciou a aproximação com as associações de bairro e lideranças comunitárias para entender melhor a realidade da população dos locais atendidos pela parceria, podendo agir mais pontualmente nas demandas dessas regiões.
Concomitantemente, a empresa trabalha em projetos e licenças relacionados às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que começam em 2022, por Canoas. Em até 11 anos, a Ambiental Metrosul vai expandir para mais de 87% o número de residências com a coleta e o tratamento de esgoto na RMPA, beneficiando em torno de 1,7 milhão de pessoas.