edição 30 | janeiro 2021
A concessionária já levou saúde e dignidade para mais de 32,5 mil moradores de comunidades e ocupações consolidadas.
Texto: Patrícia Andrade
A Águas de Teresina vem dando sequência ao plano de implantação da rede de distribuição em ocupações consolidadas. No Residencial Vitória Popular, na zona sul da capital, a chegada do abastecimento regular beneficiará aproximadamente 240 famílias que vivem no local.
Foram implantados 2.500 metros de tubulação no residencial e também instalados hidrômetros nas residências. Com a rede regular e a medição, cada família poderá acompanhar o registro do seu consumo e evitar o uso desordenado da água.
O residencial está localizado na região do bairro Angelim e tem quase dez anos de existência. As obras no Vitória Popular devem ser concluídas até o início de dezembro.
Em outras comunidades que também não contavam com o acesso regular à água tratada, a Águas de Teresina também fez a implantação das redes, mudando a realidade de 32,5 mil moradores. Comunidades como Parque Vitória, Parque Eliane, Terra Prometida, Vila Nova Esperança, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais, Vila Nova Conquista e Residencial Ananias Carvalho passaram a contar com água nas torneiras pela primeira vez.
Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam implantação de novas redes, sistema de bombeamento, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.
O trabalho desenvolvido pela Águas de Teresina foi incluído no projeto “De marginalizados a protagonistas: dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares em estados do Norte e no Nordeste do Brasil”. Este foi desenvolvido pela Aegea com as concessionárias em Teresina (PI) e Manaus (AM), em parceria com o Poder Público, e foi um dos finalistas do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019.