edição 30 | janeiro 2021
Equipe responsável pela implantação do novo equipamento.
Texto: Débora Ferneda
Responsável por 99% das ocorrências atendidas mensalmente pela área de Serviços da Mirante, as desobstruções são consideradas os “carros-chefes” das solicitações, pois possibilitam a identificação de problemas de funcionamento ou avarias na rede coletora de esgoto. Para garantir a excelência na prestação dos serviços e assegurar a integridade do colaborador na execução dos processos, a concessionária, em parceria com a empresa Sibravac, desenvolveu um protótipo inédito na região para a execução dos procedimentos pelo método varetamento.
É uma adaptação do Sewer Rodder, tecnologia pioneira no Brasil, que possibilita a retirada do material que está bloqueando o acesso e, dessa forma, libera a vazão, funcionando como uma espécie de varetador automático.
A implantação teve como ponto de partida estabelecer um método capaz de conferir maior controle na gestão do tempo e a otimização dos processos, considerando o universo de 900 a 1.200 desobstruções realizadas mensalmente. Para isso, a área de Serviços buscou um método diferenciado que, além de agilizar a parte operacional, promove mais segurança ao colaborador, que antes executava o procedimento manualmente.
Para a coordenadora de Serviços e Operações, Laís Gomes Pedra, a redução do esforço físico para as equipes e a tecnologia empregada são os fatores que mais atraem a atenção do projeto. “O principal objetivo da iniciativa é a melhoria da rotina de trabalho para o colaborador, pois demanda muita força física, e o equipamento, além de diminuir a intervenção humana no contato com o esgoto, reduz o cansaço, mitigando a possibilidade de acidentes de trabalho e aumentando a eficiência dos serviços. A tecnologia utilizada no protótipo também é superimportante, pois conseguimos implementar algo simples nos procedimentos, com ótimo desempenho e funcionalidade. Este é o nosso objetivo, sempre inovar para atender a população da melhor forma possível”, destacou.
Além dos benefícios operacionais, o novo método confere a preservação dos recursos hídricos, tendo em vista a redução da utilização de água, proveniente do caminhão de alta pressão (CAP), que era acionado nos casos em que o processo manual não conseguia dar a vazão na rede coletora de esgoto. Antes, em um universo de 16 desobstruções diárias, 5 precisavam da intervenção do CAP, e hoje, após a implantação do varetador automático, esse número caiu para dois atendimentos com o maquinário.
Texto: Cynthia da Rocha
Os serviços de manutenção e limpeza da rede coletora de esgoto e dos poços de visita fazem parte da rotina diária das equipes da Águas de Matão e, como medida preventiva, a concessionária intensificou a atuação em vários pontos da cidade.
A prevenção acontece com a utilização do caminhão hidrojato, que envolve os serviços de sucção de gorduras e detritos acumulados nos poços de visita e nas redes coletoras de esgoto, e foi feita no Centro, Nova Matão, Jardim Cambuí, Jardim Paraíso, Parque do Imperador e Laranjeiras, locais com maior incidência de extravasamentos de esgoto e ligações irregulares da rede de esgoto com a rede pluvial, de acordo com um mapeamento realizado pela equipe técnica da empresa.
Com o aumento do volume nas tubulações, por conta da água pluvial, as ações de limpeza são fundamentais para garantir o escoamento e a fluidez, mas é importante que a população se conscientize e evite o descarte irregular de lixo na tubulação. “Estamos executando essas ações com o intuito de evitar obstruções, extravasamento em vias, calçadas e possíveis casos de retorno interno nas residências, mas a mudança de comportamento das pessoas ajuda a manter o bom funcionamento da rede coletora de esgoto; outra forma preventiva é verificar se as instalações internas do imóvel estão corretas e se há válvula de retenção”, informa Rodrigo de Queiroz, coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão.