edição 30 | janeiro 2021

AEGEA SP

Águas de Matão ajuda a cidade a se destacar em ranking de saneamento

ETE São Lourenço do Turvo, um dos investimentos que coloca Matão entre as cidades mais bem saneadas do país.

Texto: Débora Ferneda

O estudo da ABES avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. No total foram avaliados 1.857 municípios do Brasil, sendo 85% deles da categoria pequeno e médio portes com até 100 mil habitantes. Das 1.587 cidades analisadas neste grupo, somente 58 municípios atingiram a classificação “Rumo à Universalização”, que contempla os índices de pontuação acima de 489 nos indicativos verificados, em um máximo de 500 pontos.

Um dos principais diferenciais que fazem Matão se destacar é o investimento realizado continuamente, especialmente nos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário do município. Nos últimos seis anos as ações implementadas por meio da concessão firmada entre a prefeitura e a Aegea proporcionaram avanços significativos no setor.

O trabalho realizado

Com investimento da ordem de R$ 80 milhões, foi possível atingir a universalização do atendimento à população com a construção e modernização de estações elevatórias de esgoto; implantação de coletores-tronco; construção da Estação de Tratamento de Esgoto São Lourenço do Turvo e da rede coletora. Na parte de abastecimento, os aportes foram convertidos em automatização dos sistemas de operações, monitoramento, telemetria e gestão comercial; interligação de 17 reservatórios; melhorias nos sistemas de captação; reativação e perfuração de poços, entre outras intervenções.

“Esse resultado demonstra que as concessões e os tipos de parcerias que podem ser estabelecidos entre o Poder Público e a iniciativa privada indicam uma possível solução ao panorama nacional neste setor, especialmente após a aprovação do Marco do Saneamento. Apesar de os índices serem mais do que satisfatórios, nosso compromisso é contínuo, sempre com o objetivo de investir em novas tecnologias e iniciativas para aprimorar cada vez mais os serviços e disponibilizar à população o melhor atendimento. Dessa forma, contribuímos diretamente com o desenvolvimento social, e sustentável, do município e garantimos uma perspectiva de futuro mais saudável para as próximas gerações”, avalia Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Matão.

Outra unidade da Regional SP, a Mirante, PPP entre a Aegea, Prefeitura de Piracicaba e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), está em primeiro lugar no ranking há quatro anos.