edição 30 | janeiro 2021

AEGEA MT2

Novo reservatório amplia distribuição de água em Primavera do Leste

A obra faz parte de um plano emergencial para garantir o abastecimento em fases críticas e dar regularidade ao sistema.

Texto: Thais Tomie

A obra tem capacidade para armazenar dois milhões de litros de água e faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela concessionária para garantir maior segurança na distribuição de água tratada à população. A previsão é de que a obra esteja finalizada e pronta para operação no primeiro semestre de 2021.

“Estamos realizando diversas melhorias para expandir o acesso à água tratada. Nosso objetivo é assegurar um sistema com maior segurança e confiabilidade, garantindo o fornecimento de água com regularidade e qualidade. Com o aumento de reserva, teremos mais disponibilidade de água para a população”, destaca o supervisor da Águas de Primavera, Sérgio Campos.

A moradora do bairro Atlântico Sul, Dirce Konzen, que espera que o benefício de receber água tratada seja ampliado, disse também que acredita que os investimentos vão melhorar ainda mais o serviço de abastecimento no município, principalmente no período de estiagem. “Não fiquei sem água em casa. Tenho um consumo controlado e economizo água de forma consciente, sem desperdícios”, finaliza.

Além do novo reservatório, a concessionária finalizou a implantação de aproximadamente seis quilômetros da adutora – tubulação de grande diâmetro – que vai transportar água bruta captada no Córrego dos Bois para o Córrego Traíras. A obra servirá como contingenciamento e manutenção dos níveis do Córrego Traíras.

A iniciativa faz parte do plano emergencial de enfrentamento à crise hídrica, elaborado pela concessionária para garantir a segurança operacional durante a fase crítica no abastecimento. “Mesmo nesse período de estiagem não tive dificuldades, minha casa ficou abastecida com água todos os dias. Acredito que todas as ações e os investimentos que a empresa está executando vão trazer ainda mais benefícios para a comunidade”, conta o morador do Residencial Guterres, Luiz Eduardo Ferreira.

Foram construídos ainda quatro novos poços tubulares profundos com mais de 250 metros de profundidade, além de novas adutoras para atender os bairros Guterres e Buritis. A empresa também ampliou as vazões de poços já em operação e investiu em melhorias operacionais na captação do Córrego Traíras. “Executamos todas as ações com muito planejamento para reforçar o abastecimento de água e atender os moradores com água tratada e de qualidade”, afirma o coordenador da Águas de Primavera, Jeferson Correia.

Ações para manter o abastecimento durante a estiagem em Poconé

Em meio à mais severa seca das últimas décadas na região, a Águas de Poconé colocou em prática o plano emergencial de enfrentamento à crise hídrica com ações de contingência, utilizando duas dragas para aumentar a vazão da captação Bento Gomes, além de atender a população com caminhões-pipa para transportar água tratada dos reservatórios da concessionária localizados em vários pontos da cidade.

As ações contemplam a aquisição de equipamentos para a revitalização da ETA, com novos módulos para os processos de floculação e decantação. A concessionária ainda instalou dois pontos de descarga no bairro Aeroporto e na Estrada Boiadeira, a fim de que os caminhões-pipa abasteçam diretamente as redes de água. Para ampliar a capacidade de abastecimento, foi realizada a extensão de 140 metros de rede de distribuição nas ruas dos Cravos e das Rosas, no bairro João Godofredo.

Além da captação do Rio Bento Gomes, outros 20 poços compõem o sistema de abastecimento, atendendo 8.705 economias de água da área urbana de Poconé. “As ações de melhoria serão gradativas e contínuas e a nossa equipe está empenhada em executar as obras com planejamento para melhorar a eficiência do sistema de abastecimento de água no município”, ressalta a supervisora da Águas de Poconé, Patrícia Bastos.

“Estou em Poconé há 40 anos e, depois que a empresa assumiu, o serviço de água aqui na cidade melhorou. Nos últimos dias solicitei o caminhão-pipa e fui atendida; fiquei bem satisfeita”, conta a moradora Rosinete da Silva, que reside no bairro São Benedito.

Investimentos no sistema de abastecimento em Campo Verde

Concessionária investe continuamente para acompanhar o crescimento da cidade e melhorar os serviços. 

A Águas de Campo Verde também investe na otimização do sistema para minimizar o impacto da estiagem, que provoca a redução dos níveis das fontes de captação. Uma nova bomba foi instalada no poço tubular profundo localizado na área da prefeitura municipal, no centro da cidade, aumentando o volume de produção de água tratada por meio do poço que tem aproximadamente 300 metros de profundidade.

Segundo o supervisor da Águas de Campo Verde, Siderley Zavodini, é um reforço fundamental para equilibrar o sistema e atender o crescimento populacional da cidade. “Medidas operacionais estão sendo realizadas em várias regiões da cidade para contornar as situações mais críticas. São ações planejadas que vão garantir uma gestão mais eficiente do sistema de abastecimento”, assegura.

“Vai ser bom para todos nós, ter a garantia de uma água potável e com qualidade na torneira deixa a gente mais tranquilo. O serviço de água está melhorando, as equipes estão trabalhando bem e vejo que a empresa está disposta a solucionar os nossos problemas”, afirma o morador do bairro São Lourenço, José Luiz Correia, que reside há mais de 15 anos no município.

Maior segurança e eficiência operacional em Paranatinga

Investimentos e melhorias da concessionária já trazem resultados positivos.

As melhorias da Águas de Paranatinga incluem extensões de redes de distribuição de água nos bairros, além de novas ligações de água e a instalação de uma nova bomba no poço tubular profundo localizado no bairro Cibrazem, aumentando o volume de produção de água potável para as regiões do Ipê Florido e Rui Barbosa.

Outras ações importantes realizadas pela concessionária foram os trabalhos de manutenção preventiva nos reservatórios de água e nos quadros de comando dos poços, com a substituição de equipamentos. “A iniciativa aumenta o nível de segurança operacional, assegurando um sistema mais moderno”, afirma o supervisor da Águas de Paranatinga, Licelio Plizzari.

Moradora há 12 anos no bairro Cibrazem, Nilce Calegari acredita que os investimentos realizados pela concessionária vão melhorar o fornecimento de água na região. “Moro na parte alta do bairro e a equipe esteve aqui para regularizar a pressão da água. Tive um atendimento muito bom, fiquei satisfeita, a empresa está fazendo um ótimo trabalho”, disse.

Noeli Schaefler, moradora do bairro Cibrazem há 30 anos, afirma que está satisfeita com o serviço de abastecimento. “Já tive algumas dificuldades no abastecimento na época da seca, mas depois que passou esse período tenho água com frequência em casa”, relata.

Obras e melhorias beneficiam moradores de Barra do Garças

ETA foi modernizada para aumentar a qualidade do tratamento de água.

A Estação de Tratamento de Água Rio Garças passou por readequações estruturais, obras civis e modernização de equipamentos. As melhorias da estação contaram ainda com reformas do decantador – tanque responsável pela remoção das impurezas – e dos filtros, uma das etapas finais do processo de tratamento, aumentando a qualidade da água filtrada. Os trabalhos incluem a reforma da casa de química, local onde são manipulados e estocados os produtos químicos. 

Para reforçar o fornecimento de água, a concessionária também realizou obras de interligação de rede, setorização, instalação de registro e melhorias operacionais para pressurização da rede na parte alta do bairro Nova Barra. Segundo a supervisora da Águas de Barra do Garças, Arianne Ayres, os trabalhos executados já apresentam resultados positivos na operação da rede de distribuição de água. “Estamos trabalhando com responsabilidade e com modernos métodos de gestão”, afirmou.

O morador do bairro Jardim Amazônia, Evandro Gonzaga, destaca a agilidade no atendimento por parte da concessionária. “No meu bairro a água chega com frequência e com qualidade”, disse. Fabiano da Silva Ferreira, que mora há mais de 30 anos em Barra do Garças, solicitou cinco novas ligações de água para os seus imóveis na região do Nova Barra. “Fiquei muito satisfeito com o atendimento da equipe da concessionária. Confio no trabalho da empresa, os funcionários são muito atenciosos e preocupados em resolver os nossos pedidos”, contou.