edição 30 | janeiro 2021
Texto: Thaiane Paes
Um novo reservatório de água está sendo construído na Estação de Tratamento de Água de Peixoto de Azevedo para acompanhar o contínuo crescimento da cidade. As obras tiveram início em novembro e a previsão é de que o novo reservatório seja entregue à população no primeiro trimestre de 2021. Essa ação da concessionária irá beneficiar toda a comunidade e as futuras gerações.
O supervisor da Águas de Peixoto de Azevedo, Iury Kols, destaca que, além da ampliação na capacidade de armazenamento de água, a obra irá auxiliar o abastecimento nos pontos mais altos do município. “Esse novo reservatório irá proporcionar uma carga maior na pressão de água nos pontos mais críticos do município, garantindo assim a regularidade no fornecimento de água para toda a comunidade, principalmente no período de estiagem, quando o consumo é ainda maior”, frisou. A implantação também proporcionará maior segurança operacional, flexibilidade e mais autonomia na operação do sistema.
Estrutura terá capacidade para armazenar cerca de 1 milhão de litros de água.
Buscando de forma contínua melhorar a vida das pessoas, a Águas de Carlinda realizou ações importantes no sistema de abastecimento do município. A adutora de água bruta foi duplicada a fim de reduzir a perda de pressão. Cerca de 320 metros de extensão de rede foram construídos para beneficiar os moradores do bairro Boa Esperança, garantindo água tratada com regularidade e responsabilidade. Outra melhoria foi a reposição de areia, que auxilia na filtragem da água fornecida à comunidade.
De acordo com a supervisora da Águas de Carlinda, Priscila Martins, as ações demonstram o compromisso da concessionária a fim de manter a regularidade no fornecimento de água para toda a população. “Estamos atuando fortemente para levar o benefício a todos os moradores, contribuindo também para o desenvolvimento do município”, pontuou.
A moradora Keilla Cristina Basseto, residente em Carlinda há 20 anos, destaca sua satisfação com a concessionária. “Eu solicitei a minha ligação de água e fui atendida rapidamente, estou bastante feliz e agradecida pelo comprometimento da empresa. Água é um benefício essencial, precisamos desse recurso para ter uma qualidade de vida melhor”, disse.
A obra de cerca de 500 metros de extensão de rede da Águas de Sorriso beneficiará mais de 4.000 mil moradores dos bairros São José I e II, Jardim Carolina e Bell Vale. O objetivo é ampliar o abastecimento, principalmente aos moradores das partes mais altas dos bairros 24 horas do dia, sem causar transtornos à população em períodos de estiagem, quando o consumo tende a ser maior.
“O município tem se desenvolvido em ritmo acelerado e a concessionária possui um cronograma de investimentos que estão sendo realizados em toda a cidade, a fim de acompanhar esse crescimento”, afirmou o supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro Silva. Além das obras e melhorias, a concessionária desenvolve ações de orientação que podem ser implementadas na rotina da casa e que ajudam a reduzir o desperdício de água. A concessionária conta com o apoio dos moradores para que sejam colocadas em prática medidas simples de consumo consciente, que fazem toda a diferença.
A equipe operacional da concessionária realiza uma força-tarefa com manutenções, reparos e obras para evitar transtornos à população durante o dia. A iniciativa resultou em aproximadamente 900 ações em quatro meses, como reparos de vazamentos, ligações novas, rebaixamento de rede e interligações.
“Nossas equipes atuam 24 horas para que o morador tenha água com qualidade em suas torneiras e as atuações noturnas garantem o menor impacto de transtorno para a comunidade. Este é o nosso objetivo diário: melhorar cada vez mais a prestação dos nossos serviços”, pontuou o supervisor da Águas de Sinop, Flavio Almeida.
A moradora do Jardim Imperial, Cristiane Lima, agradeceu o empenho da concessionária em resolver, rapidamente, um vazamento em frente da sua residência. “Percebi o vazamento e informei a Águas de Sinop pelo telefone que está na fatura e, no mesmo dia, uma equipe veio até a minha rua e realizou o reparo; não precisei sair de casa para informar, foi muito rápido e prático e assim evitou que a água fosse jogada fora”, disse.
Para combater o desperdício de água tratada e reduzir perdas e fraudes no sistema de abastecimento, a concessionária intensificou o serviço de geofonamento em Matupá. O trabalho é realizado com auxílio do geofone, um aparelho semelhante ao estetoscópio usado por médicos que tem como principal objetivo filtrar ruídos no subsolo à procura de vazamentos que não são visíveis na rede de distribuição de água.
Uma equipe qualificada e uniformizada percorre as ruas do município buscando identificar ligações clandestinas e vazamentos de água. “O trabalho é realizado no período noturno, pois é necessário ter a menor interferência de barulhos para garantir a eficiência do serviço”, afirma o supervisor da Águas de Matupá, Iury Kols. Caso sejam detectados vazamentos, posteriormente são executados trabalhos de reparos.
Troca de gaxeta, verificação de rolamentos e instalação da válvula de retenção – práticas que permitem o bom funcionamento do sistema de captação de água e evitam possíveis falhas nos equipamentos – foram algumas das ações realizadas pela equipe da eletromecânica da Águas de Guarantã.
“Em Guarantã, 100% da população que reside em área urbana tem acesso à água tratada. Estamos totalmente focados e atuando com métodos modernos e equipamentos que geram uma maior confiabilidade ao sistema, assim, temos a plena certeza de que toda a comunidade será abastecida 24 horas por dia”, disse o supervisor da Águas de Guarantã, Lucas Strojake.