edição 30 | janeiro 2021
Texto: Ana Paula Garcia
Uma das obras ocorreu no Beco do Cacau, bairro Carapina Grande, onde a concessionária implantou uma rede coletora de esgoto totalmente nova. Foram feitas todas as ligações que permitem a conexão dos imóveis ao sistema para destinarem corretamente os seus esgotos ao tratamento, além de toda a recomposição do pavimento que precisou ser removido para a realização das obras de melhoria.
Os investimentos fazem parte de uma série de intervenções que a PPP tem feito a partir do diálogo permanente com as comunidades e com seus representantes, visando a identificar as reais necessidades e atender às demandas mais urgentes dos moradores. “Estamos tendo o cuidado de ouvir a população, dando especial atenção às prioridades em cada localidade. Nosso compromisso é com a redução da desigualdade no acesso aos serviços de saneamento, que estão ligados diretamente a questões de saúde pública, de cidadania e de meio ambiente”, pontuou o diretor-presidente da Ambiental Serra, Justino Brunelli.
Outro bairro que recebeu melhorias foi Novo Porto Canoa. Foram realizadas obras de extensão da rede de esgoto no entorno da nova Estação da Cidadania, Cultura, Esportes e Lazer. “São ações como essas, de forma permanente e contínua, que contribuem para que Serra ocupe uma posição de destaque no Ranking de Saneamento 2020, do Instituto Trata Brasil. O compromisso do governo do estado é avançar em saneamento em todo o território capixaba e as parcerias público-privadas fazem parte desse projeto”, reforçou o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis.
“O município caminha a passos largos rumo à universalização do esgotamento sanitário. Hoje o índice é de 90% de rede coletora disponível para a utilização dos serviços, patamar previsto para o ano de 2033 de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho deste ano”, destacou o diretor operacional da Cesan, Rodolpho Gomes Có.