edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Rosiney Bigattão
Com o crescimento contínuo nos últimos anos, a Aegea tem investido para fortalecer o seu propósito e a sua cultura para consolidar as conquistas sem perder a essência. Um dos eixos nesse fortalecimento é o comprometimento com os pilares ESG. Os prêmios e reconhecimentos ao longo do último ano, principalmente dos últimos meses, demonstram a coerência da estratégia adotada. Um que tem um peso especial neste sentido é o Rating ESG da Sustainalytics, organização do grupo Morningstar, líder em pesquisa, classificações e análises de ESG, que apoia investidores do mundo todo Ele coloca a Aegea em primeiro lugar mundial entre as empresas pares de saneamento e também em primeiro lugar global em Governança Corporativa, Ética nos Negócios e Relacionamento com a Comunidade.
Além de comemorar as conquistas, a empresa acredita que os prêmios e reconhecimentos são também mediadores do que pode ser ajustado e de onde é possível melhorar ainda mais para continuar entregando resultados sólidos e consistentes relacionados à sua atividade, que é levar saúde e dignidade para os moradores das cidades onde atua. “Como líderes em saneamento privado, temos o compromisso de ir além dos nossos serviços essenciais que são determinantes para o dia a dia da população. Nossas atividades resultam em um impacto social, ambiental e econômico na vida de mais de 21 milhões de pessoas. Por tudo isso, os reconhecimentos nos estimulam a seguir movimentando vidas e compartilhando prosperidade onde atuamos”, disse o CEO da Aegea, Radamés Casseb.
Entre os reconhecimentos recentes está um inédito na trajetória da Aegea: o Rating ESG da Sustainalytics, que citamos acima. Para André Pires, vice-presidente Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores da Aegea, o resultado é consequência do comprometimento da empresa com os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), e do compromisso com os serviços de saneamento, que vai além dos contratos. “Trabalhamos para que a Aegea seja conhecida pelo seu modelo de negócio, que tem como base a eficiência operacional, investimentos responsáveis e retorno aos seus acionistas, com práticas sempre alinhadas aos princípios ESG”, afirma.
Atualmente, mais de 12 mil companhias em escala mundial de diversos setores são avaliadas em risco ESG pela Sustainalytics. A análise para as empresas inclui mais de 50 tópicos onde são atribuídas notas que compõem o rating da empresa. Por ser uma medida que avalia a exposição ao risco, quanto menor a nota, melhor a colocação da empresa avaliada. Vale relembrar que a sigla ESG mostra responsabilidades e o comprometimento das empresas com o mercado em que atuam em todos os níveis: consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores. Na prática, é um conjunto de padrões e boas práticas que demonstram se a empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Mede, portanto, o desempenho de sustentabilidade de uma organização.
Para acompanhar e orientar as diversas iniciativas relacionadas ao tema, a Aegea tem o Comitê Executivo de ESG. Com isso, a empresa envolve todas as áreas da companhia com o objetivo de priorizar os projetos e manter o foco. “O melhor entendimento do nosso posicionamento sobre o tema ESG permite aumentar a confiança dos nossos stakeholders e contribuir para a continuidade do crescimento sustentável de nosso negócio”, afirma André Pires. Segundo ele, a colocação da Aegea na liderança entre as empresas pares de saneamento no Rating ESG da Sustainalytics é a comprovação objetiva do resultado do foco nas ações práticas do dia a dia. A Aegea tem um longo histórico de iniciativas ESG e compromissos formais, que fortalecem cada vez mais também sua governança corporativa.
A Aegea atua direta e indiretamente na vida das comunidades nos municípios onde está presente, promove programas socioeducativos e socioambientais, gera emprego e renda e traz evolução para a economia local, como vocês podem ver ao longo de toda esta edição. São exemplos o Vem Com A Gente, a Tarifa Social e outros programas voltados ao atendimento de populações vulneráveis, práticas adotadas pelas unidades da Aegea (veja em Cidades Mais Azuis). Outro destaque é a atuação junto ao Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária desde 2016, coordena a Plataforma pela Água, patrocina e faz parte do Comitê Consultivo do Movimento +Água (saiba mais na página 45).
Em relação à governança, o destaque é a certificação ISO 37001 (leia sobre o assunto na seção Compliance). A Aegea tem ainda objetivos e compromissos ESG vinculados à remuneração variável de executivos, além de asseguração independente do relatório anual de sustentabilidade. Na agenda ESG, a empresa se comprometeu ainda mais com a sustentabilidade ao emitir os Sustainability-Linked Bonds (SLB), em abril deste ano, com três metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2030: redução do consumo específico de energia em 15%; aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e aumento de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança.
Além de ampliar a atuação ESG, a emissão dos bonds sustentáveis foi reconhecida no Project & Infrastructure Awards, da Latin Finance. A Aegea venceu a categoria Water/Sanitation Financing of the Year pela emissão dos Sustainability-Linked Bonds (SLB). O compromisso da Aegea na agenda ESG, o foco na disciplina financeira, na gestão da estrutura de capital e a escolha das metas chamaram a atenção da premiação, que reconheceu o esforço em ter maior diversidade na sua liderança. Fundada em 1987, a Latin Finance é uma das ferramentas líderes em inteligência de mercados financeiros. A premiação ocorre desde 2015 e reconhece transações e instituições relevantes para o progresso econômico da América Latina e Caribe, determinadas pela equipe editorial da Latin Finance após um longo processo seletivo.
A premiação ocorreu em Nova York e o VP Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores da Aegea, André Pires, subiu ao palco para receber o prêmio. “É uma honra ter esse reconhecimento internacional da nossa emissão SLB, ainda mais de uma publicação tão reconhecida como a Latin Finance”, afirma Pires. “A Aegea tem um modelo de negócio muito alinhado aos princípios ESG e tem também como base eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis. Os bonds tem uma sinergia com todas essas diretrizes da empresa, o que torna esse reconhecimento ainda maior, premiando indiretamente toda a trajetória e evolução da companhia”, aponta.
Pelo segundo ano consecutivo, a Aegea foi reconhecida pelo anuário Época Negócios 360° como a melhor empresa na categoria Água e Saneamento. A empresa também foi a mais bem colocada no desafio Visão de Futuro e quarta colocada no ranking geral entre as 420 empresas avaliadas. O estudo, que contou com a condução de pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, tem como objetivo premiar as melhores empresas e difundir as boas práticas empresariais no Brasil. “É com imenso orgulho que novamente somos reconhecidos como a melhor empresa do setor no anuário Época Negócios 360º, sendo uma das mais importantes premiações do país”, afirma Radamés.
Para receber os reconhecimentos em nome da empresa, estiveram na cerimônia de premiação, realizada em 10 de outubro, Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, e Yaroslav Memrava Neto, diretor de Novos Negócios da Aegea
Em 2022, os inventários de gases da Aegea passaram a fazer parte do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta que reúne padrões, orientações e treinamentos que permite mensurar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa de uma empresa ou governos. Além de serem publicados no Registro Público de Emissões, o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina, usados pelas empresas para dar transparência aos controles de suas emissões e apoiar os programas internos a uma melhor gestão das emissões de carbono, a Aegea recebeu o Selo Ouro, a mais alta categoria entre os relatórios.
Foram analisados os processos de tratamento de água e esgoto, a combustão móvel e a estacionária, emissões fugitivas, mudança de uso do solo, uso da energia elétrica, entre outros. Os dados são ratificados pela KPMG, uma das maiores empresas do mundo em auditoria de alta qualidade; certificados pelo Bureau Veritas, líder internacional de certificação em normas, e acreditado pelo Inmetro. “Dessa forma, atendemos a todos os padrões exigidos pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e obtivemos o Selo Ouro. Esta classificação em muito nos ajudará, especialmente nas avaliações por empresas de rating”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da Aegea.
A Aegea está entre as cinco empresas do setor que mais contrataram startups no país no último ano na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura. O reconhecimento é da 100 Open Startups – plataforma líder em inovação aberta que se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina, considerado referência para o mercado. A lista, divulgada em 18 de outubro, reconhece e premia as empresas líderes em inovação aberta, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo. “Estar no Ranking TOP Open Corps é um reconhecimento importante do trabalho que realizamos. Ficamos honrados pela premiação e seguiremos trabalhando com inovação para evoluirmos cada vez mais na promoção da saúde e da dignidade, por meio do saneamento, e no atendimento à população nas diversas localidades onde atuamos”, destacou Eduardo Mendes, diretor de Tecnologia e membro do Comitê de Inovação da Aegea.
A Aegea recebeu o selo Global Workforce Transformation da Digital Innovation One (DIO), a maior plataforma de educação aberta em tecnologia da América Latina. O reconhecimento foi entregue pela DIO para parceiros que compartilham um mesmo propósito: gerar impacto social por meio da democratização do conhecimento em tecnologia. A Aegea atuou no programa ESG Partners, apoiando iniciativas de divulgação de bolsas de estudo e que está transformando a próxima geração de talentos do setor de tecnologia no Brasil e no mundo. A parceria com a DIO começou em agosto de 2021 e em um ano foram distribuídas mais de 3,7 mil bolsas de estudo gratuitas, mais de 2,1 mil certificados emitidos nas principais habilidades requisitadas pelo mercado e mais de 6,1 mil pessoas impactadas pelo programa.
“Parcerias como a da Aegea com a DIO fortalecem ainda mais o modelo de negócio da empresa. Na Aegea, priorizamos transformar a vida das comunidades que atendemos indo além dos benefícios relacionados ao saneamento. É uma honra receber reconhecimento por esse esforço e vamos continuar acelerando a formação de talentos digitais, fazendo a conexão entre eles e as grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional”, apontou Eduardo Mendes, que representou a Aegea ao lado de Édison Carlos, e Lisandre Dauber, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea.
A Aegea conquistou o 2º lugar na categoria Saneamento e Meio Ambiente do ranking das Melhores e Maiores 2022, promovido pela Exame, uma das principais premiações empresariais do país. A empresa teve 5,93 pontos e ficou atrás somente da primeira colocada, a Ambipar, que lidera a gestão de resíduos sólidos ambientais no país, com 7,09 pontos. Foram considerados os resultados contábeis-financeiros – que analisa os retornos sobre o patrimônio líquido, capital empregado, a liquidez e alavancagem; o crescimento de 2020 e 2021, e a pontuação em ESG, com sete indicadores em cada um dos pilares (ambiental, social e governança). Além disso, três concessões da empresa apareceram na lista principal: a Mirante (SP), na posição 564; Águas de São Francisco do Sul (SC), na 585; e Águas de São Francisco (PA), na 611.
Na matéria a seguir, faça um tour pelas 12 unidades da Aegea classificados no ranking Lugares Incríveis para Trabalhar.
Em Meio Ambiente, leia sobre o Prêmio ECO, que reconheceu o projeto que integra o lodo das estações de tratamento de esgoto na economia circular.
Na seção Darc, mostramos a premiação do IIA May Brasil 2022, do Instituto dos Auditores Internos do Brasil para a Aegea.