edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Rosiney Bigattão, com colaboração*
Entre todos os prêmios que a Aegea conquistou, o que melhor permite a reflexão sobre o legado que vem sendo construído pela Aegea com sua atuação é o do Lugares Incríveis para Trabalhar. Na verdade, a premiação é como um pesquisa muito bem detalhada sobre vários aspectos da atuação da empresa. Além de todas as unidades inscritas terem se classificado, muitas aparecem pelo 2º ou 3º ano consecutivos. E mais – a melhor empresa de saneamento e a Mais Incrível em Carreira é a Águas Guariroba (MS), concessionária da Aegea em Campo Grande (MS). “Nós, internamente, fazemos o trabalho de casa, que é olhar e analisar cada ranking, o que evoluiu de um ano para o outro, o que regrediu. A Aegea se preocupa muito com o depois: não adianta ganhar o prêmio e ficar só nisso, é preciso agir”, diz a gerente de RH da Aegea, Carolina Pardo Moura.
Carolina explica que a premiação é como um espelho, aponta as oportunidades e todas as unidades ganham com isso, não só as premiadas. “Se percebemos que precisa melhorar o relacionamento interpessoal em uma delas, podemos fazer um programa amplo, que abarque toda a Aegea, então todo mundo se beneficia quando a gente participa da premiação Lugares Incríveis, pois ela na verdade é uma grande pesquisa de avaliação”, diz a gerente de RH. “A partir dos resultados do ranking, nós vamos criando, incentivando, gerando movimentos para que cada questão apontada possa ser elaborada. Se em alguma unidade aparecer falta de equipamento para trabalhar, eu vou bater na porta e entender o que está acontecendo. Às vezes, é um processo que precisa ser ajustado e todos recebem esse benefício. Só tem a contribuir para o todo, não fica no local”, afirma ela.
O prêmio do UOL e da FIA, a Fundação Instituto de Administração, é feito a partir de uma pesquisa da FIA Employee Experience, FEEx. As empresas inscritas são analisadas a partir de questionários respondidos pelos seus colaboradores. Em 2022, cerca de 188 mil trabalhadores brasileiros responderam às perguntas. As 12 unidades da Aegea que estavam participando receberam a Certificação FIA Employe Experience – Clima Organizacional 2022.
“O nosso papel é incentivar a participação dos colaboradores, as respostas são confidenciais, protegidas por uma senha. Durante o processo, a gente só sabe quantas pessoas votaram. Quando existe interesse em responder, a pesquisa fecha em uma hora e meia, pois existe um mínimo de questionários respondidos para continuar na pesquisa. Encerrado o prazo, os links são fechados, o conteúdo vai para uma auditoria interna dentro da FIA. As empresas que atingem 75% de favorabilidade, que representa clima favorável para se trabalhar, ganham o selo de clima organizacional”, diz a gerente de RH da Aegea.
Os colaboradores avaliam a liderança: se o líder escuta os colaboradores, se o que ele fala é confiável, se dá autonomia para o desenvolvimento de novas ideias, por exemplo. Avaliam também as relações interpessoais – eu posso contar com o meu companheiro de trabalho? Se eu solicitar uma outra área da empresa, ela vai me atender? Os valores da companhia também são avaliados – essa empresa entrega para a comunidade o que ela se propõe? Atua de forma íntegra e ética? Oferece qualidade de vida e segurança do trabalho? Existem muitas questões também sobre a jornada de trabalho. São vários macrotemas, cada um com subdivisões.
A partir daí, é feita uma auditoria por especialistas da FIA, para saber se a empresa vai rankear ou não. “Eles entram no detalhe das informações prestadas por meio dos books das empresas. A auditoria é feita com os líderes, os colaboradores e o RH. Analisam os processos, de como a liderança engaja ou não as pessoas no dia a dia, como a empresa tem agido para melhorar ou não a vida de seus colaboradores. Feito isso, são atribuídas notas, em um colegiado, que são discutidas entre o grupo, e o ranking é feito. O resultado é um painel de análises bem detalhado, robusto, que serve como uma bússola para traçar a rota que a empresa deseja seguir. O engajamento e o comprometimento da liderança são os principais pontos”, aponta Carolina Pardo.
Consistência no plano de ação e engajamento na unidade têm levado as concessionárias da Aegea a se manterem entre os Lugares Incríveis para Trabalhar por mais de um ano. E devem levar ainda mais longe. “A parte de carreira, por exemplo. No ano passado percebemos que era preciso trabalhar este ponto. Passamos a dar mais visibilidade sobre as vagas para o público interno, para as pessoas que eram promovidas, impulsionamos a divulgação das trilhas de carreira da Academia Aegea, enfim, colocamos um holofote em cima de programas que já existiam. Foi uma mudança de atitude, nada grandioso, mas pequenos projetos como feedbacks bem construídos, estabelecidos e registrados. E a Águas Guariroba (MS) foi a vencedora. A liderança usou uma ferramenta que estava disponível e conseguiu alavancar a unidade, aproximando a liderança do time e deixando claro o que precisava fazer. São pequenas lições que têm repercussão alta, para toda a Aegea”, diz ela.
Para saber como tudo isso acontece na prática, fizemos um tour pelos Lugares Incríveis para Trabalhar na Aegea. Ele começa pela Águas de Ariquemes, que atua desde 2016 na cidade de mesmo nome, em Rondônia. “Cuidar de tanta gente é o que nos torna incríveis” é o mote escolhido para comemorar a premiação. “É a terceira vez que uma empresa de saneamento participa de uma pesquisa de clima deste tamanho em Ariquemes. Estar entre as melhores e mais bem posicionadas do Brasil é motivo de reconhecimento e responsabilidade”, diz Vanessa de Andrade, do setor de Recursos Humanos da Águas de Ariquemes. Para Robson Cunha, diretor-executivo da concessionária, estar entre as melhores para se trabalhar no país reforça que a unidade segue a cultura e diretrizes organizacionais da Aegea e que estão no caminho certo. “Somos uma empresa feita por pessoas, que trabalham para melhorar a vida de outras, é fundamental que nossos colaboradores se sintam bem, servindo e fazendo o melhor, e hoje mais uma vez estamos colhendo os resultados positivos. Gratidão em fazer parte de um time com pessoas incríveis”, afirma.
De Rondônia, vamos para o Rio Grande do Sul, onde uma unidade com pouco tempo de atuação, implantada durante a pandemia, também foi premiada: a Ambiental Metrosul. A Parceria Público-Privada da Aegea na Região Metropolitana de Porto Alegre atende a nove municípios nos serviços de esgoto. Comemoraram o prêmio vestindo uma camisa feita especialmente para a data. “Eles vivenciaram a implantação da empresa em meio a uma pandemia, superaram todos os obstáculos e, no dia a dia, não medem esforços para que a empresa seja, cada vez mais, referência tanto na prestação de serviços de saneamento à população quanto no cuidado e no atendimento àqueles que no dia a dia fazem acontecer”, afirma o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Angelo Augusto Mendes. “A Metrosul tornou-se um Lugar Incrível para Trabalhar no Brasil porque tem um time incrível, que joga junto, veste e sua a camiseta. Construímos um ambiente de trabalho agradável, que favorece a formação de equipes mais unidas, de uma atmosfera de trabalho harmoniosa e de uma empresa produtiva campeã. Orgulho de nossas pessoas!”, acrescentou o diretor-presidente da PPP.
Dos pampas gaúchos partimos rumo aos campos de soja de Mato Grosso, onde a Águas de Primavera continua investindo no desenvolvimento de seus colaboradores no intuito de alavancar carreiras. “O cuidado com cada colaborador foi essencial para obter a premiação. Faz parte da nossa cultura incentivar e valorizar as ações das equipes, por isso investimos no crescimento pessoal e profissional. Com a vontade de fazer sempre melhor, o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, avalia a representante de Recursos Humanos da unidade, Juliana Andrade. “A empresa tem em seus valores um cuidado muito grande com as pessoas. Este é o reflexo da política de Gestão de Pessoas da Aegea, que incorporamos diariamente para proporcionar um ambiente de trabalho estruturado, dinâmico, acolhedor e que garante o bem-estar de todos. Buscamos aprender e evoluir constantemente para manter o nosso time unido e engajado”, pontua o diretor-executivo da Águas de Primavera, Marcos Antunes.
“Fico feliz em fazer parte da história da concessionária, que me acolheu e manteve seu compromisso com todos os colaboradores. É uma empresa séria, que está em busca de inovação, tecnologia, sustentabilidade e que dá oportunidades de crescimento e assegura a satisfação da sua equipe, acreditando no potencial de cada um. Isso me motiva cada vez mais a fazer a diferença e buscar o melhor para o desempenho do meu trabalho”, afirma a analista administrativa da Águas de Primavera, Shara Nascimento
No mesmo Estado de Mato Grosso, conhecemos outra unidade da Aegea, incluída pela terceira vez entre os Lugares Incríveis para Trabalhar: a Águas de Sinop. Com a missão de universalizar os serviços de água e esgoto no município, a empresa investe em tecnologia, processos de gestão e equipes qualificadas. A ideia é que ter as pessoas no centro da estratégia ajuda a fortalecer a cultura organizacional. “Atuamos com reputação impecável, graças aos nossos profissionais além da conta. Exercer um trabalho essencial para a vida das pessoas é motivo de orgulho para nossos colaboradores e, por isso, definimos internamente que nossos talentos são considerados traços da nossa cultura”, afirma André Bicca, diretor-presidente da Águas de Sinop. “Adotamos um modelo exemplar de desenvolvimento para as nossas lideranças e suas equipes, pois acreditamos que gerir pessoas é mais do que acompanhar os resultados, é potencializar os talentos individuais e coletivos para alcançar o resultado planejado. Em nosso DNA, temos esse jeito inigualável de atuar e de cuidar das pessoas que recebem nosso serviço, nossa atuação é pautada pelo respeito à sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos”, diz Leonardo Menna, diretor-executivo da Águas de Sinop.
Nosso destino agora na viagem pelos Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil é em uma das regiões mais bonitas do Brasil, onde está a Águas de Camboriú (SC), que reúne também, na premiação, as concessionárias da Aegea em Penha, Bombinhas e São Francisco do Sul. As unidades são responsáveis pelos serviços de água e esgoto nas quatro cidades. A pesquisa da FIA e do UOL indicou satisfação entre os mais de 200 colaboradores. A grande maioria afirmou na pesquisa que é tratada com respeito e justiça, sem discriminação. Também afirmaram que reconhecem a importância dos serviços prestados pela empresa (95%) e gostam do trabalho (92%). “Nossos colaboradores reconheceram ainda os benefícios oferecidos pela empresa, muito bem considerados para atender as necessidades do nosso time. Continuaremos trabalhando para construir um ambiente de excelência e nos tornarmos cada dia uma empresa melhor para se trabalhar”, afirma Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em SC.
Seguimos pelo litoral até chegar à Região dos Lagos (RJ), nos cinco municípios atendidos pela Prolagos, a segunda melhor do setor de saneamento e a quinta no ranking geral para se trabalhar. A empresa saltou 30 posições em relação ao ano passado. “O resultado reforça nosso compromisso em desenvolvermos uma atmosfera de trabalho amistosa e produtiva, sempre nos preocupando com o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores”, explica o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.
O supervisor operacional, Dinomar Mendes, mais conhecido como “Mazinho”, sabe bem como é esse cuidado. Na empresa desde o início da concessão, ele passou por diversas conquistas nesse período, como o nascimento dos filhos, promoções de cargo e a conclusão do curso universitário. “Eu fui conquistando o meu espaço, comecei como operador de elevatória e hoje sou supervisor. Todos os dias, me coloco no lugar das outras pessoas e é isso que ensino para a minha equipe, para que possamos solucionar as demandas, o mais rápido e com a maior eficiência possível”, pontua.
“Acreditamos no potencial dos nossos colaboradores e investimos em um Plano de Desenvolvimento de Pessoas, formando futuros líderes que podem se tornar gestores tanto aqui na Prolagos quanto em outras concessionárias da Aegea, como já acontece”, afirma o diretor-executivo, José Carlos Almeida.
Estamos agora no coração da Amazônia. Presente no dia a dia dos manauaras há quatro anos, a Águas de Manaus foi reconhecida pela terceira vez como um local que inspira e deixa seus profissionais mais satisfeitos e engajados, refletindo diretamente nos serviços prestados à população. “O reconhecimento nacional mostra a nossa preocupação com nossos profissionais. Estamos 24 horas por dia com equipes competentes e que buscam o atendimento com foco nas necessidades da população e na integração entre setores”, destaca o diretor-presidente, Thiago Terada. Essa é a terceira vez consecutiva da Águas de Manaus no ranking. A diretoria da concessionária aponta os resultados positivos rumo às metas de universalização estipuladas pelo Marco Legal do Saneamento. “Atuamos sempre de forma a ouvir colaboradores e colaboradoras, com o intuito de criar um ambiente seguro e que fomente as qualidades de todos e de todas. Ter uma empresa diversa é refletir a sociedade para a qual atuamos”, afirma o diretor-executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Seguimos pela Floresta Amazônica para chegar à capital do Piauí a fim de saber por que a Águas de Teresina é um lugar incrível para trabalhar, também pela terceira vez. Quem responde é a engenheira Maria Gabrielle Fernandes, supervisora do Tratamento de Esgoto. Na empresa desde 2017, o início da concessão, destaca-se como liderança feminina que estimula a troca de conhecimento entre a equipe, incentiva a inovação e atua com flexibilidade. “Como cidadã teresinense é gratificante ver toda a mudança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do tratamento de esgoto da cidade. Como operação é satisfatório saber que as pessoas confiam na nossa capacidade técnica. É isso que eu passo para o meu time: o quanto é importante o trabalho deles, porque a gente é embaixador de saúde e agente da dignidade, que leva qualidade de vida para o teresinense”, destaca.
A motivação dos colaboradores ajuda a transformar o saneamento e impactar vidas. “Trabalhar na Águas de Teresina é um grande privilégio pela qualidade dos serviços prestados, pela valorização das pessoas, além da integração e da cooperação mútua dos colaboradores. É uma grande missão levar saúde e qualidade de vida para as pessoas, isso é o que torna o lugar incrível para trabalhar”, afirma a advogada Amanda Magno, analista jurídica. “Saber que temos um time engajado é um motivo de orgulho para todos nós. É um reconhecimento do fruto do trabalho de cada pessoa, que transcende na prestação de serviços essenciais à população. Nosso objetivo é se tornar referência em saneamento na Região Nordeste. Isso só é possível com o engajamento de toda a nossa equipe”, declara Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina.
Do Nordeste direto ao Sudeste, mais precisamente no Espírito Santo. As unidades da Aegea consideradas lugares incríveis já levaram rede de esgoto para a porta das casas de cerca de um milhão de pessoas por meio de Parcerias Público-Privadas com a Cesan, a Companhia Espírito Santense de Saneamento. Para movimentar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, as unidades da empresa contam com um time de 270 colaboradores. A atuação que fez dos locais onde trabalham Lugares Incríveis para Trabalhar ajudou na redução de doenças, aumentou a geração de empregos e qualidade de vida, valorizou os imóveis e o turismo nas três cidades capixabas atendidas pelas unidades da Aegea: na Serra, em Vila Velha e em Cariacica.
“Trabalhamos para que a empresa seja um local onde as pessoas se sintam bem, acolhidas e realmente façam parte de um todo. Procuramos estar sempre próximos e conectados para entender as diversas realidades existentes e melhorar continuamente, ao que chamamos na Aegea de brasicidades”, diz o diretor-executivo das unidades da Aegea no Espírito Santo, Valdir Junior. “Essa integração de pessoas se dá essencialmente pelos inúmeros projetos e programas que temos, que impactam não somente na vida de quem trabalha conosco como as famílias e as comunidades”, completa o diretor-presidente das unidades da Aegea no Espírito Santo, Justino Brunelli.
Das serras do Espírito Santo partimos para Piracicaba, no interior de São Paulo, um exemplo de cidade onde a parceria entre o Poder Público e a empresa privada acelerou os investimentos e universalizou a coleta e o tratamento de esgoto. Por tudo isso, a Mirante, PPP da Aegea e do Semae, já é bem conhecida nos rankings de saneamento. Pelo segundo ano consecutivo, é considerada um dos Lugares Incríveis para Trabalhar. “O time conta com diversos talentos, que constroem o ambiente de pertencimento, de colaboração e de serviço. Somos embaixadores da saúde, trabalhando em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população piracicabana, além de termos a preservação ambiental como parte da nossa essência, pois nossa natureza movimenta a vida”, afirma a diretora-presidente da Mirante, Silvia Letícia Tesseroli.
Para o diretor-executivo Luiz Henrique Nóbrega, quando o colaborador sente que é um elo importante da engrenagem que movimenta a empresa, ele passa a executar o seu melhor, trazendo um ambiente mais produtivo, com soluções inteligentes e de muita satisfação por aquilo que ele produz. “Ttudo isso nos enche de orgulho pois vai além do saneamento, é social, é dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas”, finaliza Luiz.
Voltamos ao Centro-Oeste para saber mais sobre o prêmio falando com o time mais novo entre os premiados, o da Ambiental MS Pantanal. Ele trabalha na mesma sede da melhor empresa de saneamento para se trabalhar no Brasil pela terceira vez consecutiva: a Águas Guariroba (MS). “Um dos pilares que norteiam as relações entre a Águas Guariroba e seus colaboradores é a inclusão, o respeito e a democratização das oportunidades de crescimento. Cultivamos e apoiamos o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador para ao fim sermos, sem falsa modéstia, um celeiro de talentos” destaca Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Para a coordenadora de Gestão de Pessoas da Águas Guariroba, Eleine da Rocha Barbosa, a percepção de futuro, de construir uma carreira dentro da empresa, vem do clima desenvolvido para o trabalho. “As pessoas querem compartilhar histórias e lugares sobre onde se sentem acolhidas e felizes. Eu vejo que a empresa investe muito no desenvolvimento das pessoas, em promover um clima agradável de trabalho, ter liberdade de se expressar e crescer profissionalmente. O conjunto da obra gera essa energia boa e esse movimento de sempre estar dando boas referências da empresa”, destaca.
“Falar em carreira é lembrar dos colaboradores que acompanham a empresa e hoje alcançaram posições de liderança na Águas Guariroba. Se a concessionária hoje é reconhecida pelo quesito de carreira, é porque cada colaborador enxerga este potencial de crescimento dentro da empresa”, afirma Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.
A vice-presidente de Gestão de Pessoas, Márcia Costa, fala que manter a liderança exige também um movimento contínuo para atender ao compromisso de ir além dos serviços essenciais prestados pela empresa. Confira na Entrevista a seguir.
*Matéria feita com colaboração de Fabiana Simão, Aline Cardias, Thais Tomie, Queli Cristina, Joana Gall, Janaina Novellino, Adan Garantizado, Isabel Monteiro, Ana Paula Garcia, Ude Valentini, Jefferson Gonçalves e Matheus Maderal.