edição 35 | abril 2022
Texto: Daniele Maia
Dos 75 aprovados no Programa Jovem Aprendiz da Águas do Rio (RJ), 60% são mulheres; 100% vivem em comunidade e se autodeclararam pretos ou pardos. Em comum, o sonho de mudar de vida. “A educação é o caminho para a gente melhorar a realidade em que vivemos. Eu não poderia depender só dos meus pais para conseguir tudo o que quero realizar. Por isso, sempre quis trabalhar para ter o meu dinheiro e investir nos meus sonhos. Quero ser médica. Trabalhar na Águas do Rio vai me ajudar a trilhar esse caminho”, afirma Marcella Lélis Lourenço, de 20 anos, moradora da comunidade do Salgueiro, no município de São Gonçalo.
Quem também sonha grande é Hagatha Lima, de 19 anos. Moradora de Anchieta, na zona norte do Rio, ela quer se formar em Direito para ser juíza. E, assim, atuar na defesa de mulheres que vivem em situação de violência e vulnerabilidade. “Estar na Águas do Rio será o primeiro degrauzinho que vou subir para conseguir alcançar meus objetivos. E não duvidem, hein, porque eu vou conseguir. Minha mãe (Mariângela, de 52 anos, passadeira em uma loja) é o exemplo maior de sacrifício, esforço e dedicação. Vou seguir os ensinamentos, honrar sua história de luta e chegar aonde quero”, diz a jovem.
Com um belo sorriso no rosto, Hagatha conta, feliz e orgulhosa, uma conquista de agora: “Com o primeiro salário que recebi, ajudei minha mãe a pagar umas contas, contribuí com os gastos que estamos tendo na obra lá em casa e saí com ela para jantar. Fomos a um restaurante bacana aqui no bairro onde a gente mora. Foi muito bom poder proporcionar uma noite especial para quem fez tanto por mim a vida toda e continua fazendo, sempre me apoiando”, contou a Jovem Aprendiz.
O programa terá duração de 18 meses. Ao longo desse tempo, os selecionados serão capacitados em Administração, cumprirão carga horária de 6 horas por dia, receberão salário, além de assistência médica e odontológica, vale-transporte e vale-refeição. Segundo Luana Fidalgo, coordenadora de RH da Águas do Rio, investir no Programa Jovem Aprendiz é pensar no futuro da empresa e de jovens que nem sempre têm oportunidade.
“Em nossos programas e processos seletivos temos o olhar voltado para a Responsabilidade Social, para a diversidade e a inclusão. Com este programa queremos ajudar na formação desses jovens, aumentando assim suas chances de inserção no mercado de trabalho formal. Além do mais, acreditamos que a juventude de hoje pode ser a liderança de amanhã”, afirma Luana.
Luiz Filipe dos Santos, de 20 anos, é um dos que vão atuar na área de Programação. O rapaz está radiante com o primeiro emprego e a assinatura da carteira. Apaixonado por tecnologia, ele conta que sonha em fazer faculdade de TI. Com o salário de Jovem Aprendiz, diz que vai conseguir pagar um curso de inglês e fazer pré-vestibular. “Vou dar o meu melhor para agarrar esta oportunidade e perseguir meu sonho de fazer faculdade de TI. Quem sabe não entro como Aprendiz e vou crescendo aqui dentro da concessionária?”, fala, confiante em seu futuro.
Lorena da Silva Viana, que mora na comunidade de Jacarezinho, vai trabalhar na área de Recadastramento. Feliz com a oportunidade, ela lembra a fase difícil vivida durante a pandemia. “Tenho 19 anos e me viro desde os 16 para ajudar em casa e ter minhas coisinhas. Sempre fiz bico e me virei. Já tomei conta de bebê, ajudei minha mãe, que é costureira. Na pandemia, comecei a vender sacolé, mas não conseguia ter nem R$ 150 de lucro por mês. Foi uma fase bem difícil. Agora, tudo vai ser diferente. Nossa, nunca tive um salário desse nas mãos. Vai ser lindo!”, diz ela, revelando ainda que um dia pretende fazer faculdade de Administração.
Nayara Fernandes de Vasconcellos, de 20 anos, moradora da comunidade do Boaçu, em São Gonçalo, estava bastante animada com a conquista. Ela trabalha desde os 15 anos e chegou a ter carteira assinada, quando foi atendente de loja, mas diz que agora tem um sabor especial. “Trabalhava o dia todo e não conseguia investir em mim, sabe? Agora, não é um emprego qualquer. É uma empresa grande, que, além do emprego, do salário e dos benefícios, vai investir na nossa qualificação profissional. Isso é um sonho para mim! Sei que vou terminar o programa pronta, preparada para qualquer realidade profissional. Estou muito empolgada e esperançosa com o que vem pela frente”, conta Nayara.