edição 35 | abril 2022

NOVOS LÍDERES

Academia Aegea viabiliza sonho do diploma para colaboradores de todas as idades

Keiza Silva dos Santos de Souza, no centro da foto, comemora a conquista do diploma.

Texto: Janaína Novellino e Rosiney Bigattão

Keiza Silva dos Santos de Souza, da Prolagos (RJ), foi uma das formandas que jogaram o capelo ao ar no evento de formatura da primeira turma do curso Processos Gerenciais com ênfase em Saneamento, realizado em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O gesto simbólico traduz a alegria pela conquista do diploma e é um rito de passagem na formatura, que marca a mudança da vida de estudante para a profissional. Ali, todos já conhecem bem o mundo profissional, mas sabem que a formação superior será um marco em suas carreiras e também na vida pessoal.

Bem longe dali, em outra data, muitos colaboradores também comemoraram. Foram aprovados para fazer parte da segunda turma do Programa de Ensino Superior da Academia Aegea. Rita de Cássia dos Santos, que trabalha há 11 anos na mesma concessionária da Aegea, não conseguiu investir em uma graduação. Aos 52 anos, foi uma das 15 aprovadas da Prolagos que conquistaram uma das 50 vagas disponíveis. O maior número de aprovações foi da Prolagos. Rita e seus companheiros de curso vão realizar o antigo sonho de ter um diploma.

Customizado para as necessidades de negócio de uma empresa de saneamento, o curso integra teoria e prática. A grade curricular, criada com foco na Aegea, tem disciplinas como Gestão de Pessoas, Governança Corporativa e Modelagem de Processos e Negociação. Com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), preenche uma lacuna histórica no setor: a falta de profissionais especializados. “É a primeira graduação in company do Brasil, a Aegea foi extremamente inovadora no projeto”, afirma Leandro Morilhas, diretor da LMSE, parceira no projeto.

“Se posso resumir tudo o que esta primeira turma de formandos provou em uma única palavra é: superação!”, afirmou Adriana Barros, coordenadora de Educação Corporativa da  Academia Aegea. Ela acompanhou o passo a passo dos alunos desde a aula magna, realizada no mesmo local onde foi feito o evento de formatura. “É muito gratificante saber que algo que sonhamos, planejamos, trabalhamos muito e firmamos a parceria certa com a LMSE para nos apoiar no projeto, quase dois anos atrás, se concretizou com chave de ouro por meio dos formandos da primeira turma. Desejamos sucesso a todos!”, disse no evento, emocionada.

Iniciando o sonho do diploma

Rita e os demais integrantes foram selecionados após uma prova de vestibular, concorrendo com funcionários de todas as unidades da Aegea. “Essa é uma oportunidade que conquistei e não vou mais largar. Pretendo posteriormente fazer pós-graduação e até ir além. Na minha idade, essa faculdade é um recomeço junto com os mais jovens. Estou aprendendo muito com eles e os professores são incríveis”, comenta Rita.

Para ela, toda a equipe é muito prestativa e o ingresso no curso foi só uma porta que se abriu com novas possibilidades. “A Aegea me proporcionou a oportunidade de crescer dentro da empresa e de conhecer áreas que até então me eram distantes. Esse curso está abrindo a minha mente e com certeza também vai abrir portas para meu desenvolvimento profissional e pessoal”, diz Rita de Cássia.

Diversidade de profissionais

Entre os aprovados da Prolagos estão operadores de estação de tratamento de água e de esgoto, programadores de serviços, leituristas, eletromecânicos, entre outros. O foco da graduação é desenvolver profissionais em carreiras técnicas especializadas da área de saneamento e de liderança. No decorrer dos próximos dois anos de curso, os estudantes terão aulas ao vivo de Gestão de Pessoas, Marketing, Empreendedorismo, entre outras disciplinas, com acesso e material didático on-line disponível para consultas.

“O conteúdo é muito bom e didático. Aprendemos sobre gestão empresarial, mas também a aplicar nas nossas vidas de forma geral, pois fala de comunicação, foco, determinação, entre outras coisas”, ressalta Diego Ribeiro, do setor de Atendimento, que também sonha em alavancar a carreira ainda mais a partir do curso que começa agora.

Desenvolvimento profissional

Para a colaboradora Keiza de Souza, a faculdade foi muito importante para o seu desenvolvimento profissional. As aulas têm um viés prático, voltado para o negócio da Aegea e sempre um foco voltado para o saneamento, para as necessidades do mercado.

“Durante todo o curso elaboramos um projeto de acordo com as matérias que estavam sendo aplicadas e, no fim, foi apresentado como trabalho de conclusão, que poderá ser aplicado nas unidades da Aegea. O meu grupo, por exemplo, criou o Limpae, propondo a limpeza dos reservatórios dos imóveis, pois a responsabilidade das concessionárias é garantir água de qualidade desde a captação até o medidor. Porém, muitas vezes os proprietários de imóveis não fazem a devida higienização e isso pode alterar diretamente a qualidade da água”, explica.

Para o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, a capacitação contínua dos colaboradores é uma ferramenta importante para o bom desenvolvimento da gestão e o engajamento da equipe. “Esse é um curso único no país, criado para ajudarmos os nossos colaboradores a desenvolverem habilidades específicas para o saneamento. Além disso, quando investimos no nosso time, os profissionais se sentem mais motivados, aumentamos a produtividade e a qualidade dos serviços que prestamos”, pontua.

Diploma na mão

Os formandos da classe iniciada em 2020 festejaram a conclusão do curso em uma cerimônia presencial e também transmitida ao vivo no dia 26 de março, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Entre os 42 formandos, muitas histórias de sucesso. Quase metade deles já foi promovida para cargos de liderança mesmo antes de se formar.

“Estamos aqui colhendo frutos da visão de futuro da Aegea, efetivada pela Academia Aegea. Saímos com a missão de multiplicar os saberes”, disse Tadeu Bezerra Junior, formando que é coordenador de Operações da Água de Timon (MA) e foi o representante da turma na cerimônia de formatura. As palavras dele expressam o clima entre todos os presentes no evento, confira no vídeo.