edição 29 | novembro 2020
Texto: Rosiney Bigattão
A Aegea teve um crescimento sustentável, com incentivo às melhores práticas, conservação de mananciais, plantio de árvores nativas, investimentos em tecnologia, responsabilidade social e em pessoas. “A Aegea está em constante evolução, eu mesmo sou consequência desse modelo de gestão que permite que novos talentos assumam posições estratégicas, que tenham oportunidades de entrar no mercado de trabalho, como os trainees, que criem novas formas de fazer o nosso trabalho. Isso tudo ajudou a sustentar a qualidade da empresa e o vetor de crescimento estratégico que levou a companhia para o patamar que ela tem hoje, de líder no seu segmento de atuação”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Nasceu também com a Aegea, além do espírito empreendedor, a busca pela transparência e por um padrão de governança corporativa semelhante ao das empresas de capital aberto que, logo no início, em 2016, despertou o interesse do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que escolheu a empresa para fazer o primeiro investimento em moeda local. A governança corporativa continua sua trajetória de maturidade de gestão, diversidade e experiência a cada ano (leia mais sobre o tema na matéria a seguir). Disse sim à igualdade racial com o Respeito Dá o Tom, que está comemorando três anos, como mostra matéria nesta edição e que fortalece um outro programa, o de trainees.
Os investimentos para ampliar e melhorar o atendimento são uma constante, levando serviços de qualidade para moradores de palafitas, de aldeias indígenas e áreas sociais com o mesmo afinco e dedicação que a Aegea tem com os moradores de uma grande cidade. A universalização dos serviços de saneamento prevista no Brasil para 2033 se tornou realidade bem antes nos municípios atendidos pela Mirante (SP), Águas de Matão (SP) e Águas de Timon (MA). Os investimentos em qualidade no tratamento de água resultaram em melhorias na saúde da população, como mostraram estudos feitos em Campo Grande (MS) e na Região dos Lagos, com redução significativa nas internações hospitalares pelos investimentos feitos em água e esgoto.
Centralizou ainda os serviços administrativos, o CAA, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), e criou núcleos para fortalecer a busca por eficiência e tecnologia. Inovação foi uma forte aliada na primeira década da Aegea. A empresa investe para reduzir as perdas de água e tem um Centro de Controle de Gestão e Perdas. Trabalho que fez com que Campo Grande (MS) se tornasse uma das capitais com o menor índice, de 56% para 19%, e um projeto de redução entre os finalistas em Harvard (EUA), no HackBrasil (2019). Dois anos antes, conquistava visibilidade global como única empresa brasileira em prêmio internacional de inovação, o Be Inspired Awards, pela Prolagos (RJ).
Também conquistou mercado sofisticado de capitais com captação em bonds – títulos de dívida ofertados no exterior. Em sintonia com os avanços da tecnologia mundial, Aegea sai na frente e lança o Infra Inteligente, programa que está fazendo a transformação digital da empresa por meio do BIM, o Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção). E que desenvolveu o Gêmeo Digital – réplica virtual de uma estação de tratamento de esgoto feita com 3 bilhões de pontos.
Em sua caminhada, a Aegea deu um passo importante para tornar o conhecimento mais acessível a todos, com a criação da Academia Aegea. Implantou ainda o Programa de Trainee para dar oportunidades aos jovens talentos. Esteve sempre de portas abertas para as comunidades e atenta para dar novas oportunidades a seu público interno com programas como o É Tempo de Educação, em Timon (MA), para alfabetização de adultos. Apoia universidades, como mostra a Aegea MT2 na construção de rede de água no Laboratório de Hidráulica da Universidade Federal de Mato Grosso. Rankings e premiações para as concessionárias celebram os caminhos certeiros escolhidos: Águas Guariroba como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, Mirante em primeiro lugar em excelência nos serviços de saneamento por anos consecutivos.
Cuidou de todas as áreas: Engenharia, Compliance, EHS, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e a mais recente Darc, a Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos. Em EHS, implantou um amplo sistema para aprimorar a gestão de saúde e segurança do colaborador. E um protocolo de segurança de prevenção contra a COVID-19 fez com que a empresa fosse certificada com o selo Safeguard (veja mais em matéria desta edição).
No meio ambiente, um dos destaques é a recuperação da Lagoa Araruama, na Região dos Lagos, resultado da atuação e das parcerias feitas pela Prolagos (RJ). Em Responsabilidade Social levou conscientização ambiental para as escolas e reuniu líderes comunitários em programas de sucesso como o Saúde Nota 10 e o Afluentes. Mas são centenas de ações estruturadas em uma Politica de Investimento Social que realmente muda vidas pois gera desenvolvimento local e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios onde atua. Para mostrar a importância do saneamento e incentivar que o tema seja pauta nos veículos de comunicação, criou o Prêmio de Jornalismo Ambiental.
Em dez anos foram muitos os prêmios, as conquistas e os avanços. Laboratórios acreditados, certificações de qualidade – às vezes, em dose tripla, como as de Serra Ambiental (ES), primeira PPP brasileira a conquistar três de uma só vez: ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Ambiental) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança no Trabalho). Em 2019, a Aegea conquista a norma ISO 37001, certificação internacional de Sistemas de Gestão Antissuborno. No mesmo ano, um projeto de saneamento desenvolvido na capital do Piauí pela Águas de Teresina ganha PPP Awards. Centros de Controle Operacionais e ferramentas tecnológicas andaram lado a lado com gestão de talentos para valorizar o potencial dos profissionais.
Desafios, crises e dificuldades também fizeram parte da caminhada, mas talvez nenhuma na dimensão da pandemia que o mundo enfrenta agora e que a Aegea encarou assim que começou, com a criação do Comitê de Crise da COVID-19 da Aegea, com muitas ações internas para garantir a saúde de seus colaboradores, dos familiares, e contribuições para toda a sociedade dos 57 municípios em que atua. “Se a gente pensar que o nosso maior patrimônio são as pessoas, tanto as que estão fora, que são os nossos clientes, como os nossos colaboradores, para nós é uma vitória termos chegado até aqui como chegamos, fruto de todo o trabalho que a gente fez: plano de comunicação adequado, implantação dos protocolos, comunicação interna massiva, o tempo todo a gente falando com as pessoas das necessidades”, afirma o coordenador do Comitê de Crise da COVID-19 e vice-presidente da Regional 3 da Aegea, Renato Medicis.