edição 29 | novembro 2020
Rio Piracicaba, que corta a cidade de mesmo nome, é um dos beneficiados com os investimentos feitos na coleta e no tratamento do esgoto.
Texto: Cynthia da Rocha
O projeto, viabilizado pela área de Engenharia da Mirante (SP), foi iniciado em abril e beneficiará cerca de 702 famílias que se conectarão à rede pública de esgoto, com coleta e tratamento dos efluentes. As obras consistem na implantação de 5.188 metros de rede, 692 ligações novas e a construção de 46 poços de visita. Segundo Jacy Prado, diretor-presidente da Mirante, as obras nas comunidades caminham ao encontro do objetivo da empresa, que busca levar saúde a todos. “A saúde é essencial ao ser humano, mas ganhou ainda mais evidência nos últimos meses com a pandemia causada pelo novo coronavírus.
O diretor-executivo, Ozanan Pessoa, enfatiza que a execução das obras tem como prioridade garantir saúde, qualidade de vida e dignidade à população desses bairros. “Nos últimos meses, por conta do cenário atual da pandemia, observamos ainda mais a importância do saneamento na prevenção contra doenças, investir em projetos como esse garante acesso a um direito universal, além de tornar essas comunidades mais saudáveis e seguras”, disse.
Edson Arantes de Souza, da Comunidade Sabiás I, relata que a implantação da rede coletora de esgoto na comunidade já modificou a vida dos moradores. “Moro aqui há oito anos e nunca teve esgoto nem água, era um caos. Agora o cheiro de esgoto não existe mais, nem aqueles mosquitos que vinham do córrego, nem o cheiro ruim. Não tem mais esgoto a céu aberto, está tudo canalizado, melhorou muito”, contou.
Previsto para inaugurar ainda este ano, o Residencial Van Den Broek contará com infraestrutura completa de água, sistema de coleta de esgoto e drenagem de águas pluviais. No que depender da Águas de Holambra a modernização e o conforto dos novos moradores estarão garantidos: foram executados 630 metros de rede coletora de esgoto e seis poços de visita. A concessionária realizou ainda a substituição das redes antigas. Segundo Alan Pedra, coordenador de Operações da Águas de Holambra, a melhoria vai atender 436 novas residências. “A substituição se fez necessária em razão do novo conjunto residencial da região, que contemplará 436 casas, porém os moradores que já residem nas proximidades também serão beneficiados. É um ganho para a sociedade em geral”, disse.
Em busca de modernização e melhorias técnicas de suas unidades operacionais, a Águas de Matão realizou a instalação de válvulas com atuação elétrica no sistema de produção e distribuição de água no município. O projeto conta com instalação física de válvulas, infraestrutura elétrica para acionamento e desenvolvimento do programa de controle e automação nos reservatórios Nova Matão, Pereira, Bom Jesus, Guarani, Nova Cidade e Portal Terra da Saudade.
Por meio da instalação, a concessionária contará com um sistema moderno e automatizado. De forma segura, rápida e eficiente o novo sistema garante segurança operacional na distribuição de água tratada em Matão. E também ajudará na redução de custos com deslocamento e energia elétrica. “Sempre buscamos soluções operacionais para oferecermos os melhores serviços para a população. Buscamos aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho e a tecnologia nos auxilia muito nesse processo”, conta o coordenador de Operações Rodrigo Queiroz.