edição 29 | novembro 2020
Ações da Águas de Poconé no Jardim das Palmeiras são realizadas em parceria com a prefeitura.
Texto: Thais Tomie
Com 239 anos de história, Poconé, localizado a 95 km da capital, é um dos municípios mais antigos e tradicionais de Mato Grosso. Desde que assumiu o desafio de administrar o abastecimento de água da cidade em 2012, a Águas de Poconé atua com a missão de transformar o saneamento local. Os serviços de abastecimento avançaram e a concessionária ampliou e regularizou o fornecimento de água em várias regiões da cidade. Em parceria com a prefeitura municipal, as ações incluem a extensão da rede de água no bairro Jardim das Palmeiras, para garantir ainda mais a regularidade do fornecimento de água na região, acompanhando o desenvolvimento da cidade.
De acordo com o coordenador da Águas de Pedra Preta, Jeferson Correia, para reforçar o fornecimento de água no bairro João Godofredo, a concessionária realizou uma interligação de rede de água na Rua Bela Vista ao reservatório, com capacidade para armazenar 300 metros cúbicos de água tratada, localizado na Avenida Aníbal de Toledo. Interligar esses pontos proporciona uma reserva maior de água tratada e aumenta a oferta de água armazenada para o uso dos moradores na região.
A concessionária também investiu na modernização de equipamentos no sistema. A Estação Elevatória de Água na Avenida Aníbal de Toledo passou por reformas estruturais e ainda recebeu um novo conjunto de bombas, aumentando o nível de segurança operacional do sistema de abastecimento da cidade e a eficiência energética.
A supervisora da Águas de Poconé, Patrícia Arruda, reforça que os investimentos estão melhorando a qualidade dos serviços prestados, além de satisfazer a necessidade da população de receber água tratada todos os dias em suas residências. “Estamos trabalhando de forma intensa na operacionalização do sistema de abastecimento do município, reforçando ainda mais a garantia de água nas torneiras. Nossos esforços estão intensificados neste momento crítico sempre com foco na saúde e qualidade de vida dos nossos colaboradores e usuários”, disse.
“Já passamos sufoco no passado por conta de problemas no fornecimento de água. Mas depois que a empresa assumiu o serviço aqui na cidade melhorou muito a nossa água, tudo está caminhando bem e no momento não tenho motivos para reclamar. A equipe está de parabéns, sempre que precisei fui atendida e fiquei satisfeita”, conta a moradora Maria Luiza Rondon, do bairro João Godofredo, que reside há 62 anos em Poconé.
“Sou morador antigo e já acompanhei a equipe em muitas obras. A gente viu uma mudança muito significativa, é muito bom chegar em casa e ter a garantia de água na torneira. O atendimento também melhorou. Sempre que precisamos, a empresa aparece para nos atender”, conta o morador José Vicente de Campos, que reside há 23 anos no bairro Jardim das Palmeiras.
A moradora Maria Eunice da Cruz, do bairro Cohab Nova, agradeceu a atuação e o empenho da concessionária para atender a população. “Deixo meus sinceros agradecimentos pelo trabalho que vem fazendo e quero parabenizar a equipe de campo, que não está medindo esforços para nos atender em meio à pandemia”, disse.
Medidores de vazão eletromagnéticos são aliados contra as perdas de água e no aumento da eficiência.
O sistema de abastecimento de água em Campo Verde ganhou um importante aliado para manter a gestão eficiente do controle de perdas do volume de água: os medidores de vazão eletromagnéticos. Os equipamentos são semelhantes aos hidrômetros, porém em maior proporção, e medem a quantidade de água enviada para diferentes bairros e setores de abastecimento da cidade. A iniciativa faz parte do trabalho de combate às perdas que a concessionária Águas de Campo Verde realiza periodicamente no município, com o objetivo de garantir melhor regularidade no fornecimento de água.
Com a instalação dos novos macromedidores a concessionária terá condições de registrar o volume exato de água produzido e distribuído no município a partir de poços e redes de distribuição de água, intensificando assim o combate a perdas e garantindo a maior gestão dos recursos hídricos. A macromedição também permite mensurar a dosagem adequada de produtos químicos no tratamento da água e identificar ligações clandestinas, que prejudicam o abastecimento de água.
De acordo com o coordenador da Águas de Campo Verde, Jeferson Correia, o investimento em tecnologia garante maior qualidade no fornecimento de água, beneficiando ainda mais os usuários, além de otimizar toda a estrutura operacional de trabalho da concessionária. “Investir em tecnologia é uma estratégia para melhorar os serviços e garantir a maior gestão dos recursos hídricos. Os resultados são significativos e refletem diariamente no cotidiano das equipes operacionais”, afirmou.
A empresa investe também na tecnologia de geofonamento, que permite detectar e filtrar ruídos no subsolo, apontando prováveis vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. “Estamos realizando uma série de ações para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população, investindo em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas de água. As melhorias serão gradativas e contínuas para oferecermos cada vez mais um serviço de qualidade para os usuários”, enfatiza.
Concessionária atua para ampliar a rede e melhorar os serviços para os moradores do distrito.
As equipes da Águas de Diamantino continuam realizando um trabalho efetivo para melhorar ainda mais a prestação de serviços à comunidade do distrito de Deciolândia, localizado a 140 km de Diamantino. A concessionária realizou uma série de ações operacionais para garantir a distribuição de água de forma otimizada, reduzindo o desperdício de água tratada, além de contribuir diretamente com o meio ambiente, a qualidade de vida da população e o desenvolvimento da região.
Entre os serviços realizados estão: ligações novas; padronização de ligações de água; vistorias técnicas de imóveis; deslocamento de hidrômetros; reparos de ramais e cavaletes, combatendo os vazamentos de água não visíveis e aparentes, em um esforço para reduzir de forma significativa o índice de perda de água tratada.
Adotando todas as medidas de prevenção e segurança, a concessionária também realizou a atualização cadastral dos moradores. A abordagem nos imóveis foi feita pelas equipes devidamente padronizadas com uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários à prevenção contra o coronavírus. A partir do recadastramento, a empresa obtém as informações necessárias ao censo comercial e para compor a base de dados – que facilitam a leitura e a entrega das contas de água, além de melhorar a agilidade no atendimento e o relacionamento com o cliente.
O operador de descompactadora Carlos Antônio Lopes solicitou uma ligação nova de água na sua residência e acompanhou a execução do trabalho. “Fiquei satisfeito com o atendimento, e tenho acesso a uma água de qualidade em casa. Acho que estão realizando um bom trabalho aqui. Até agora não tive nenhum problema com o serviço prestado pela empresa”, ressaltou o morador do distrito de Deciolândia há três anos.
O coordenador da Águas de Diamantino, Maurício Peixoto, destaca que a concessionária tem se dedicado para atender a população da melhor forma possível e manter o pleno funcionamento da operação do sistema de abastecimento no distrito, especialmente neste período de pandemia. “O tratamento e a distribuição de água estão entre os serviços públicos considerados essenciais e que não podem parar. Trabalhamos com o propósito de levar saúde aos moradores, sempre focados na prestação de um serviço de qualidade”, disse.
Com extensão de 1.800 metros, a nova adutora vai ampliar o acesso à água tratada.
Com investimentos em melhorias para garantir a regularidade do sistema de abastecimento, a Águas de Primavera tem realizado ações de melhorias em vários bairros. Entre os trabalhos feitos pela concessionária está a implantação de uma nova adutora – rede de grande diâmetro utilizada para transportar a água – no bairro Guterres. O projeto tem a extensão de 1.800 metros e será usado pela concessionária para contingência do sistema de distribuição de água.
A concessionária também reforçou o fornecimento de água tratada na cidade, com a extensão da rede de distribuição na região central da cidade. A iniciativa segue o cronograma de trabalho elaborado pela concessionária para manter de forma contínua a operação do sistema de abastecimento, além de proporcionar a valorização da região e aumentar o volume de água entregue para a população. Em parceria com a prefeitura municipal, a Águas de Primavera ampliou o atendimento de abastecimento de água com a execução de novas ligações na praça central.
O supervisor da Águas de Primavera, Sérgio Campos, destaca que a concessionária realiza ações contínuas de melhorias com o objetivo de aprimorar o fornecimento de água no município. “Temos um cronograma de investimentos que estão sendo realizados em toda a cidade, para ampliar e regularizar o fornecimento de água tratada. Estamos trabalhando em ações que garantem a qualidade do serviço, promovendo importantes avanços para a saúde e a qualidade de vida da população”, ressalta.
Morando em Primavera do Leste há mais de 40 anos, a representante do bairro Buritis, Nerci Terezinha Martini, espera que as ações de melhorias realizadas pela concessionária tragam benefícios para a comunidade. “Já estamos sentindo os impactos do período de seca e redução das chuvas, por isso é fundamental que a empresa tome as medidas necessárias para garantir o abastecimento de água. Estou acompanhando os trabalhos da concessionária e vejo que estão atuando da melhor forma possível para atender as demandas da população”, afirmou ela.
“Fiquei muito satisfeito com o atendimento da equipe da Águas de Primavera. Em meio a tantas coisas ruins acontecendo, encontramos profissionais com muita paciência para atender bem os clientes”, conta Jair Alves da Silva, que possui um imóvel na Avenida Cuiabá, no Centro. Leonicio José Salandin também agradeceu a atenção da equipe da concessionária. “Tive um atendimento muito bom, a colaboradora Alexandra foi atenciosa e conseguiu resolver os meus problemas com muita rapidez”, contou.
O morador Eugênio Frota, do bairro Primavera II, agradeceu o empenho da concessionária para atender a população. “Gostaria de agradecer pelo bom atendimento da Águas de Primavera e pelo excelente trabalho que vem prestando em nossa comunidade. A empresa está contribuindo com o desenvolvimento e uso da tecnologia, facilitando o atendimento aos seus usuários, sempre inovando os serviços prestados aos clientes”, disse.
Novos equipamentos permitem melhor funcionamento de todos os serviços.
Garantir o melhor desempenho do sistema de abastecimento com ações de melhorias que trazem ainda mais segurança e eficiência operacional. Com este objetivo, a Águas de Pedra Preta vem investindo na modernização dos serviços com a substituição de equipamentos operacionais nos poços e reservatórios da cidade. As intervenções realizadas pela concessionária proporcionam um atendimento de qualidade e adequado ao crescimento populacional do município.
De acordo com a supervisora da Águas de Pedra Preta, Arianne Ayres, a iniciativa assegura também a melhoria dos processos de abastecimento e distribuição nos bairros Jardim Morumbi, Jardim Natureza e Monte Orebe. “Investimos constantemente em novas tecnologias e equipamentos que potencializem a operação, para garantir que a população receba água tratada e com regularidade, refletindo em benefícios para a saúde e o bem-estar de todos e para o meio ambiente.”
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Morumbi, Marcus Macedo, destaca que os investimentos realizados pela concessionária representam uma conquista para a saúde dos moradores. “Água tratada traz mais segurança, é um benefício para a saúde de toda a comunidade. Temos certeza de que a água que estamos recebendo nas torneiras é uma água de qualidade”, afirma.