edição 29 | novembro 2020
Equipamentos adquiridos pela Águas de Barra do Garças permitem monitoramento em tempo real do funcionamento da estação elevatória.
Texto: Thais Tomie
Importantes obras de melhorias foram realizadas pela Águas de Barra do Garças para garantir ainda mais a eficiência do sistema de esgotamento sanitário. A Estação Elevatória de Esgoto do Baé passou por readequações estruturais, obras civis e modernização nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico. O investimento faz parte do projeto da concessionária para aprimorar constantemente os serviços prestados ao longo da gestão no município.
A obra de melhoria da estação contou ainda com a aquisição de novas bombas submersíveis, aumentando a capacidade de vazão de esgoto bombeado para o sistema de tratamento. A concessionária também adquiriu novos painéis de inversores de frequência (responsáveis pela modulação do funcionamento das bombas) e implantou um sistema eletrônico de automação e telemetria, para monitorar em tempo real o funcionamento da estação elevatória. Todo o controle da estrutura será enviado para o Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa.
A elevatória ganhou um novo sistema de gradeamento, para a retenção dos resíduos sólidos lançados indevidamente na rede de esgoto. As melhorias consistem ainda na substituição de cabos e caixa de barriletes, garantindo o melhor desempenho do sistema de esgoto e com isso contribuir ainda mais para o crescimento e o desenvolvimento sustentável do município.
O diretor-executivo da MT2, Robson Cunha, reforça que, além de garantirem mais segurança operacional do sistema, as ações trazem eficiência energética, contribuindo também para a preservação ambiental. “As melhorias foram projetadas para que a estação continue operando de forma segura e eficiente. Com equipamentos modernos e profissionais especializados, temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade, com obras e melhorias que envolvem a ampliação e modernização do sistema e o cuidado com o meio ambiente”, afirmou.
A estação elevatória é uma estrutura fundamental dentro do sistema de esgotamento sanitário. Ela faz o bombeamento de esgoto de redes em locais com uma baixa declividade para um nível mais alto, transportando-o até a Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Anchieta, para que somente depois seja devolvido à natureza sem causar poluição ou danos ambientais.