edição 33 | outubro 2021
Texto: Thais Tomie
A Águas de Poconé (MT) passa a abastecer os distritos de Cangas e Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, localizados na zona rural da cidade, a 104 km da capital Cuiabá. A concessionária e a prefeitura municipal assinaram a ordem de serviço para o início da operação em julho.
As ações iniciais foram emergenciais e de caráter preventivo, para detectar os processos de deterioração em equipamentos e tubulações instalados nos distritos de Cangas e Chumbo. Entre os trabalhos executados pela empresa estão a limpeza e adequações elétricas nos poços e a troca da tubulação para aumentar o volume de produção de água tratada.
“Vamos firmar com o Poder Público um plano de investimentos para os distritos a fim de assegurar um sistema mais moderno e eficiente, para que os moradores recebam água tratada todos os dias. Serão implantados projetos e ações socioambientais e educativos, de acordo com os interesses da comunidade”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Poconé, André Bicca.
A pedagoga e coordenadora do Centro Comunitário de Chumbo, Bernides Conceição de Oliveira, conhecida como “Bibica”, lembra das dificuldades que a comunidade já enfrentou sem água. “Muitas pessoas aqui têm dificuldades e não recebem água com abundância nem para satisfazer as necessidades básicas. A gente espera melhorias”, afirmou.
“Vai ser muito importante para o desenvolvimento da nossa comunidade. Sabemos que a empresa vai trazer recursos e melhorias no abastecimento. Vamos trabalhar juntos, contribuir e somar para garantir um atendimento de qualidade”, disse o chefe distrital, Benedito Santana, o “Ditinho do Chumbo”.