edição 33 | outubro 2021
Obra em Guarantã (MT).
Reservatório da Águas de Carlinda (MT).
Texto: Thaiane Paes
Para melhorar o fornecimento de água, principalmente neste período de estiagem, em que as altas temperaturas e a baixa umidade fazem com que a população aumente o consumo de água, as unidades em Carlinda, Marcelândia e Guarantã do Norte ampliam as melhorias, as ações preventivas e de manutenção.
Em Marcelândia (MT), foi construída ainda uma nova passarela no sistema de captação, no Rio Braço Norte, um dos principais mananciais da cidade. “Ela vai trazer maior segurança operacional, facilitando as manutenções emergenciais, quando necessário”, afirmou o supervisor da Águas de Marcelândia, Jair Thomaz.
A concessionária Águas de Guarantã (MT) colocou em operação uma nova estação de bombeamento com uma moderna tecnologia. As obras para esse incremento no abastecimento foram iniciadas em junho e entraram em operação um mês após, garantindo cerca de 30% a mais de água para a comunidade. A nova unidade tem um booster, equipamento que aumenta a pressão na rede de distribuição, contribuindo para que a água chegue com mais facilidade aos pontos mais distantes e elevados.
Além disso, alguns trechos de rede foram ampliados, com interligações entre bairros. “Trabalhamos dia e noite sem medir esforços para entregar água com regularidade na casa das pessoas. A modernização no sistema vai ajudar muito a manter o abastecimento. Além disso, pedimos o apoio da comunidade para que usem água com sabedoria e de forma consciente”, pontuou o supervisor da Águas de Guarantã, Lucas Strojake.