edição 29 | novembro 2020

Águas de Sorriso tem novo reservatório para 2 milhões de litros de água

Inauguração foi em evento on-line no dia 7 de agosto.

Texto: Thaiane Paes

A Águas de Sorriso inaugurou, em parceria com a prefeitura municipal, o novo reservatório da cidade com capacidade para armazenar cerca de 2 milhões de litros de água. O evento foi on-line em decorrência da pandemia do novo coronavírus e seguiu todas as medidas de biossegurança. O prefeito municipal, Ari Lafin, destacou durante a inauguração os trabalhos e avanços realizados pela concessionária que beneficiam diretamente a população. “Esse reservatório dobra a capacidade de abastecimento em nossa cidade, é uma garantia para o munícipe, principalmente no período de estiagem. A nossa luta é para que não falte água e agradeço aos investimentos realizados pela concessionária e por atender aos nossos pedidos”, frisou Lafin.

Instalado na sede da concessionária, o reservatório irá auxiliar e garantir um ganho de produção e distribuição, beneficiando mais de 80% da população. “Seguimos um cronograma intenso de obras e melhorias, esse novo reservatório é um presente para a comunidade, é mais água para ser fornecida à comunidade. A cidade cresceu e com isso precisamos investir e acompanhar esse crescimento”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Sorriso, Thiago Terada. Além do novo reservatório, o pacote de obras da Águas de Sorriso contempla importantes investimentos nos últimos meses. A rede de abastecimento foi ampliada, poços tubulares foram perfurados, interligações e projeto de setorização foram realizados, tudo isso para continuar garantindo a regularidade no fornecimento de água à comunidade.

Águas de Sinop melhora regularidade no fornecimento de água em 39 bairros

Concessionária antecipa investimento para substituir bomba reserva do Residencial Florença.

Cerca de 24.000 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com a substituição de uma bomba no sistema do Residencial Florença e interligações de rede nos bairros Jardim das Nações e Maringá, o que vai garantir mais regularidade no abastecimento. Para aumentar a oferta de água a concessionária adquiriu ainda uma nova bomba reserva de última geração que tem melhor eficiência energética. “Realizamos estudos e diversas análises para melhorar e garantir um ganho de produção para esse sistema. Antecipamos um investimento importante para seguir trabalhando com regularidade no fornecimento de água para a população”, declarou o supervisor da Águas de Sinop, Flavio Almeida.

Há mais de oito anos residindo no bairro Jardim Itália I, a dona de casa Valéria Silva agradece o empenho da concessionária por investir e entender a necessidade de crescimento do município. “Acompanho as melhorias feitas para que a gente tenha água tratada na torneira de casa todos os dias, o tempo todo, principalmente agora com a pandemia”, contou. Desde 2014 a Águas de Sinop atua de forma transparente e com responsabilidade para melhor resultado e acompanhar o contínuo crescimento do município.

Mais água tratada para cerca de 5 mil moradores em Sorriso

Obras vão beneficiar cerca de 5 mil moradores de Sorriso.

Além do novo reservatório, a cidade ganha melhorias e investimentos para garantir qualidade e regularidade no abastecimento.

Os investimentos da Águas de Sorriso beneficiaram moradores dos bairros São Domingos e Novos Campos. Foi feita uma interligação de rede que irá beneficiar cerca de 5 mil pessoas; a iniciativa faz parte do programa de investimentos da concessionária, para ampliar o abastecimento de água, além de garantir a qualidade de vida e saúde dos moradores. 

O supervisor Operacional da Águas de Sorriso, Alessandro Silva, ressalta que todos os investimentos realizados pela concessionária buscam acompanhar o contínuo crescimento do município, além é claro de continuar melhorando, cada vez mais, a vida das pessoas. “Essa ação representa mais segurança e regularidade na distribuição de água para diversas famílias, garantindo a regularidade principalmente em dias mais quentes em que o consumo é maior. Nossa equipe está empenhada e segue trabalhando de forma incansável; é mais água tratada e qualidade de vida para a comunidade”, pontuou.

Investimentos em Marcelândia têm até uma nova ETA

Estação de Tratamento de Água Marcelândia terá capacidade ampliada com novos equipamentos.

A Águas de Marcelândia investiu em modernos equipamentos que irão auxiliar na nova estação de tratamento de água do município. Com capacidade de tratamento para 83 mil litros de água por hora, a ETA Marcelândia ampliará a produção de água na cidade, garantindo maior regularidade do sistema de abastecimento na área urbana. A concessionária tem modernizado o sistema de abastecimento, com a substituição e instalação de bombas, registros, dosadoras e turbidímetro, além de outros componentes que garantem a qualidade da água produzida pela estação.

Para manter e reforçar a oferta de água tratada para a população, principalmente com as altas temperaturas e a exigência de mais cuidados por causa da COVID-19, outra melhoria realizada pela concessionária foi a ampliação de quase 150 metros da rede de abastecimento, que beneficiará os moradores do bairro Vila Esperança. “A nossa meta é garantir uma melhora significativa em saúde, bem-estar e qualidade de vida da população. O nosso trabalho, as obras e melhorias, não parou durante a pandemia”, pontuou o supervisor da Águas de Marcelândia, Jair Thomaz.

Interligação e substituição de redes em Guarantã do Norte

Investimentos da Águas de Guarantã visam manter o fornecimento de água tratada mesmo nos períodos de estiagem.

Nos bairros Araguaia I, II e III foi implantada uma adutora de água tratada e finalizada a interligação de rede, que representa mais de 1.500 metros de extensão, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas. Os investimentos que estão sendo implantados pela concessionária em Guarantã visam garantir mais água tratada para a comunidade e manter os recursos para as futuras gerações. O coordenador regional da Águas de Guarantã, Diogo Gasparin, destaca que as ações, obras e melhorias fazem parte de estudos e projetos para continuar garantindo água tratada com regularidade e responsabilidade aos moradores, principalmente no período de estiagem, quando o consumo é ainda maior. “Mesmo com os investimentos realizados, o apoio da população é fundamental. Medidas simples podem ser colocadas em prática: reduzir o tempo do banho, fechar a torneira quando escovar os dentes, lavar o carro com balde, não usar a mangueira como vassoura, consertar uma torneira pingando e resolver vazamentos internos são algumas das atitudes que contribuem para o uso consciente”, pontua.

Outra iniciativa da concessionária foi realizada no Centro, na Cidade Nova e na Treze de Maio onde cerca de três mil metros de ramal – parte da instalação que liga a rede geral da rua com a instalação dos imóveis – foram substituídos. O principal objetivo é reduzir o índice de vazamentos visíveis e não visíveis na rede de abastecimento. Cerca de 4.000 mil pessoas foram beneficiadas. “As constantes melhorias realizadas pela concessionária acompanham o desenvolvimento do município, gerando cada vez mais segurança operacional ao sistema e, principalmente, reduzindo o índice de perdas. Seguimos atuando para continuar levando saúde e qualidade de vida para a população”, frisou o supervisor da Águas de Guarantã, Alan de Souza.

Força-tarefa em Vera a fim de reduzir perdas de água

Trabalho feito pelas equipes da concessionária conta com o apoio da população, informando os vazamentos visíveis na rede de abastecimento.

A Águas de Vera também realizou uma força-tarefa a fim de reduzir o desperdício de água tratada. A equipe operacional da concessionária intensificou o trabalho nas ruas do município para evitar e reparar vazamentos. “O apoio da população no repasse de informação é de suma importância para agilizar nosso trabalho e evitar danos à regularidade no abastecimento, e tudo isso pode ser feito por meio dos canais digitais que foram reforçados neste período de pandemia e isolamento social”, frisou o supervisor da Águas de Vera, Alessandro Silva.