edição 29 | novembro 2020

Os primeiros resultados práticos

O CEO Radamés Casseb em foto com alunos do curso de graduação superior da Academia Aegea na aula inaugural.

Texto: Rosiney Bigattão

O curso Processos Gerenciais com Ênfase em Saneamento, único no país, pois foi desenvolvido com exclusividade para a Aegea, já tem resultados práticos. Os alunos demonstraram os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre em trabalhos desenvolvidos no Projeto Integrador, que foram apresentados em seminário que marcou o fim do semestre. Mesmo durante a pandemia, que exigiu a criação de uma nova rotina, a maioria conseguiu superar as dificuldades para conciliar a atividade na empresa e os estudos. Os resultados surpreenderam principalmente porque alguns alunos estavam há muito tempo sem estudar. “O objetivo foi o de aplicar os conteúdos teóricos dentro do contexto empresarial da Aegea, buscando descobrir novas oportunidades para a empresa. O foco central do primeiro semestre foi empreendedorismo e carreira, e cada grupo escolheu subtemas. O produto final foi muito bom”, afirma Leandro Morilhas, diretor da empresa de cursos superiores, consultorias e treinamentos, a Leandro Morilhas Soluções Educacionais.

Mudança de visão

Ao explicar os resultados práticos do curso de formação superior da Academia Aegea no dia a dia dos alunos nas operações onde trabalham, o soldador da Prolagos (RJ) Uillian de Oliveira Marques Rodrigues resume: “Tiraram as vendas dos nossos olhos”. Ele explica que “antes a gente ouvia o que nossos supervisores diziam e pensava que estava entendendo. Mas agora vemos que nós tínhamos olhos vendados, com o aprendizado do curso estamos realmente entendendo do que se trata, mudou a nossa forma de ver as coisas. Olha e, quando vê que algo não está certo, já pode intervir”. Aos 28 anos de idade, o curso é o primeiro que Uillian tem a oportunidade de fazer. Mas, se depender da animação dele, não será o último – ele não quer parar mais de estudar. “É como uma corrida, depois que a gente começa, quer continuar”, diz.

Fannys dos Santos Souza, supervisor de Serviços da Águas de Teresina, já sonha com a pós-graduação. “Estou aprendendo muito e quero me especializar cada vez mais”, conta. Para Aldo de Souza Junior, aluno de Ariquemes (RO), o curso está sendo um divisor de águas. “Sempre quis estudar, nunca consegui, pois trabalho desde os 17 anos e perdi oportunidades por não ter graduação. Mas estou recuperando o tempo perdido e o conhecimento que adquirimos nesses meses já faz uma diferença enorme, vejo de forma diferente os mesmos processos”, conta. Ter uma nova visão sobre os procedimentos cotidianos é a principal vantagem também para Anderson Pereira Steick, programador de Serviços da Prolagos (RJ). “Aprendi muito sobre a parte técnica, consigo aplicar no dia a dia, principalmente sobre as negociações com os clientes – não se trata apenas de ter êxito, mas conquistar bons resultados para os dois lados”, ensina o estudante.

O aprendizado das aulas começa a mudar também o dia a dia das operações. “O que nós aprendemos colocamos em prática e melhora os serviços que prestamos”, conta o aluno Mario Zan Carrijo de Freitas, supervisor da unidade da Águas de Jauru (MT). Ele diz que a partir do curso ficou mais fácil compreender os processos envolvidos nos serviços prestados pela concessionária e pensar em melhorias. Tanto que no Projeto Integrador Mario e sua equipe desenvolveram o tema “Implantação do serviço de viabilidade de água no APP Águas” (veja mais sobre isso no box). “Algumas unidades ainda fazem manual; o nosso trabalho foi migrar o pedido de novas ligações para o on-line. O próprio cliente se beneficia com a rapidez, ele nos envia a localização e rapidamente sabemos se tem rede disponível no local para fazer a ligação”, afirma.

Levar os novos conhecimentos para toda a empresa foi a intenção do grupo de trabalho do Guilherme Passos, aluno de Camboriú (SC). “A busca pela padronização dos processos é muito grande dentro da Aegea, mas ainda não é uma realidade, então desenvolvemos um caminho para viabilizar isso”, conta. O curso também está ajudando a impulsionar a carreira dele. Guilherme começou a trabalhar com 17 anos como leiturista, foi fiscal, supervisor Comercial e de Serviços e em agosto foi promovido a coordenador Comercial das quatro unidades da Aegea em Santa Catarina. “Abriu a caixinha, expandiu o horizonte e quero continuar crescendo, me desenvolvendo, sempre compartilhando o que estou aprendendo com quem trabalha comigo”, afirma.

“Estou vivendo o melhor momento da minha vida”, comemora Eder de Oliveira, da Águas de Manaus. “É uma oportunidade única para mim, nunca tive antes, me dedico muito. Na aula inaugural, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, nos perguntou como a gente se via daqui a dez anos. Penso nisso todo dia – quero estar na Aegea, me desenvolvendo cada vez mais. Sei que cada cargo dentro de uma empresa de saneamento é importante, todos são, mas é desafiador pensar que posso assumir cargos de liderança, contribuir cada vez mais com o meu trabalho”, diz o operador de ETA. No segundo semestre, os mesmos grupos serão mantidos e farão uma ampliação do Projeto Integrador, tratando dos aspectos de negócio e viabilidade financeira dos referidos projetos dentro da empresa.

Os projetos apresentados

• Implantação de departamento de pesquisa, desenvolvimento e padronização dos procedimentos. 

Autores: Guilherme dos Passos, Peterson Moraes Dias, Wanderson Samora dos Prazeres, Kauana Regina da Silva, Edinan Araujo Barbosa, Ivan Anderson Nunes Chaves e Jaciela Rodrigues Leguica.

• Recuperação de energia perdida por meio de sistema adutor. 

Autores: Luiz Gustavo Pereira Monnerat, Maria Cristina dos Santos Assumpção, Samuel Gonzaga de Oliveira Santos, Sheila da Silva Vasconcellos, Uillian de Oliveira Marques Rodrigues e Wendel Soares Santos. 

• Fornecimento da coleta dos efluentes em locais que não possuem cobertura de rede de esgoto.  

Autores: Aldo de Souza Junior, Diecson Vilela do Prado, Sabrina Franciele Freming Bezerra e Sanches Santos Vieira.

• Intraempreendedorismo como forma de retenção de talentos, otimização de recursos e manutenção do capital intelectual. 

Autores: Auricelio Silva da Costa, Bruno Rodrigues, Carlos Felipe Melgueiro, Douglas Lourenço de Lima, Eder de Oliveira, Karim Carvalho da Silva, Roberto dos Santos Moura e Sheeron Clys Serrão Bezerra.

• Comunicação de criticidade de falta de água.

Autores: Eder Suarte de Oliveira, Evando Oliveira Almeida, Fannys dos Santos Souza, Paula Moretti e Vinícius Duarte Martins Pereira.

• Implantação do serviço de viabilidade de água no APP Águas. 

Autores: Tadeu Bezerra Junior, Amanda Lahissa Mendonça Crispim, Camila Santana Arakaki, Mario Zan Carrijo de Freitas, Vilda Irene Rios Centurion Francisco e Vinicius de Moraes Faustino.

• Melhoria na captação de água da cidade de Carlinda.

Autores: Fabricieli Marques, Diogo Monteiro, Alessandro Pereira da Silva, Eslaine Holanda Cruz, Luan Wesley Silveiro Araujo, Flavio Venceslau de Almeida e Paulo Cezar Marques.

• O profissional de processos gerenciais e sua atuação na empresa Prolagos. 

Autores: Danielly Carvalho, Anderson Pereira Steick, Keisa Sousa Santos, Hiago Campanary e Mauricio Dias dos Santos.