Maior capacidade de lidar com os desafios pessoais e profissionais, desenvolvimento de habilidades úteis para o mercado de trabalho, bem-estar emocional e autoestima elevada são alguns dos resultados na percepção dos participantes dos cursos que vêm sendo realizados pela Academia Aegea Social. Entre outubro e novembro do ano passado, por meio de uma parceria estratégica entre a Águas de Manaus (AM) e o Senai, foram formadas duas turmas: de Fundamentos de Instalação Hidráulica e Fundamentos de Eletricidade.
Para participar dos cursos, foi dada prioridade para pessoas indicadas pelos líderes comunitários do Afluentes, programa de relacionamento da Aegea que fortalece os vínculos entre a empresa e a comunidade. Mães e mulheres beneficiárias de programas sociais também tiveram prioridade. “Eram 30 vagas para cada um dos dois cursos e tivemos mais de 700 inscrições. Teve um grande impacto positivo em toda a cidade”, explica Danilo Barboza, coordenador de Educação Corporativa da Aegea.
Depois da formatura, o processo de aprendizagem continua com o acesso à plataforma social da Academia Aegea. Tanto a Águas de Manaus quanto o Senai contribuem para ajudar as pessoas que passaram pela capacitação a encontrar uma vaga no mercado de trabalho.
“Eu me surpreendi com a qualidade e o ensino que nos foi passado, fomos bem assistidos do começo ao fim do curso. A comunicação foi muito direta e eficiente. Gostei também dos materiais disponíveis para leitura e da apostila. Já estou usando alguns conhecimentos adquiridos no dia a dia e agora é um caminho a mais que podemos percorrer”, diz Gabriela dos Santos Botelho, moradora de Manaus que cursou Fundamentos de Instalação Hidráulica.
“Quero muito agradecer a oportunidade que a empresa me deu para que pudesse me capacitar no curso de instalador hidráulico ministrado pelo Senai. Agradeço de todo coração também à Águas de Manaus, essa empresa humana e apaixonante onde quero trabalhar”, diz Renato Nunes Praia.
Para Josiel Alves dos Santos Rodrigues, que fez o de Fundamentos de Eletricidade, o curso foi de “grande crescimento no conhecimento dentro da área elétrica e permitiu quebrar algumas barreiras na prática de atividades elétricas”.
Priscila Freire Ferreira também cursou o de eletricidade e aprovou. “Gostei muito de fazer o curso, foi muito importante para mim adquirir novos conhecimentos. Podemos nos tornar mais qualificados e capacitados para a nossa carreira profissional”, afirma.
“Esse primeiro ciclo da Escola de Saneamento Social em Manaus é apenas o começo de uma trajetória que promete continuar transformando vidas e estreitando os laços entre a empresa e a comunidade. A iniciativa reafirma que investir em educação e desenvolvimento humano é uma das formas mais efetivas de construir um futuro mais inclusivo e sustentável”, diz Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus.
A Academia Aegea Social começou a atuação em fevereiro de 2024 e o maior acesso que teve até agora foi por meio dos moradores do Cariri (CE), onde a empresa atua por meio das Parcerias Público-Privadas Ambiental Ceará e Ambiental Crato. Com uma trilha de 17 cursos, foram oferecidas 30 vagas para agentes de saúde. Também conhecido como agente comunitário, é o profissional que trabalha na promoção de saúde e na prevenção de doenças com uma atuação voltada para comunidades, priorizando áreas de maior vulnerabilidade.
Para 2025, a Academia Aegea Social, que já tem 50 cursos cadastrados, prepara novas capacitações para promover maior geração de renda para moradores das cidades atendidas no Piauí e no Rio de Janeiro.
Por meio da Águas de Teresina (PI), serão oferecidas três modalidades: eletromecânica, hidráulica e CNH – curso para a Carteira Nacional de Habilitação. As comunidades do Rio de Janeiro terão acesso a cursos de inglês, reforço escolar e preparatório para o vestibular.
“A plataforma da Academia Aegea é muito ampla: tem tecnologia, tem inovação e muitos cursos úteis para diversas profissões, como Excel e PowerPoint, por exemplo. Como o Modelo Operacional Aegea tem como um dos sete pilares a licença social para operar, entendemos que quando geramos oportunidades, nos conectando com as comunidades por meio da capacitação, estamos promovendo desenvolvimento e sustentabilidade para o nosso negócio e para os moradores das cidades que atendemos”, finaliza Danilo.