edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Rosiney Bigattão
O que será a companhia nos próximos dez anos? Para onde ela vai? Quantos clientes serão incorporados na nossa base de atendimento na próxima década? Qual será o grau de gestão e de preparação dos gestores – gestores aqui quer dizer todas as pessoas que lideram times dentro da Aegea, independente da função dentro do organograma? Como vamos nos preparar para esse futuro organizado que está vindo pela frente em um mundo cada vez mais desafiador, que precisa ser compreendido nas várias dimensões? Como garantir uma transferência de legado e o compartilhamento de prosperidade por onde atuamos? Com perguntas assim, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, fez a abertura do Programa de Desenvolvimento da Liderança, em 17 de outubro.
Márcia Costa explicou que o Evoluir está estruturado em quatro pilares de atuação: Pessoas, Inovação, Negócios e Mercado. “A cultura de uma empresa só existe a partir da capacidade de expressá-la e replicá-la, e essa será uma grande oportunidade para ampliar o repertório e despertar o sentimento de potência em liderança e empreendedorismo. Sejam protagonistas de suas carreiras, aproveitem o Evoluir”, afirmou a VP, fazendo um chamamento aos líderes da Aegea. Ela explicou ainda que duas temáticas foram priorizadas no início do programa: Pessoas, com o trabalho de cultura e liderança, junto à Korn Ferry, e Negócios, por meio da parceria com a FGV.
O evento de lançamento do Evoluir foi conduzido por Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea. Participaram representantes da FGV: João Lins Pereira Filho, Edson Daniel Lopes Gonçalves e Sueli Batista Moraes Simões. A Korn Ferry foi representada por Milene Schiavo, sênior principal que fará a gestão do projeto. Ela explicou que a jornada de desenvolvimento no pilar Pessoas terá três módulos: Liderando a si, Liderando os times e Liderando a cultura. No primeiro, é o propósito de cada um como líder e jornada de desenvolvimento centrada em inteligência emocional, comunicação aberta e respeitosa. Para liderar os times é preciso desenvolver talentos, sendo exemplo da cultura e construindo um ambiente de segurança psicológica. No terceiro, os líderes serão capacitados para entenderem como uma cultura se forma por meio de mensagens e símbolos construídos no dia a dia.
Segundo estudos desenvolvidos e apresentados pela Korn Ferry no evento, existem oito imperativos de desenvolvimento de liderança que permitem quebrar velhas rotinas e se tornar um líder eficaz. São eles:
Mindset de crescimento: é preciso se importar e procurar ser curioso e aberto.
Novas experiências: estimulam o aprendizado e elevam nossos padrões.
Inteligência emocional: é crítica para compreender a si mesmo e aos outros.
Prática deliberada e a reflexão: criam habilidades e incorporam mudanças.
Atenção plena: acalma o ego e cria espaço para escolher novas abordagens.
Compromissos comportamentais: criam mudanças sustentadas.
Estresse: um pouco é necessário para sair da zona de conforto.
Aprender com os outros: constrói comunidade e aplicação.