edição 30 | janeiro 2021
O grupo se reúne semanalmente por meio da plataforma Microsoft Teams para estudar, debater ideias e fazer cursos.
Texto: Francine Rosa
Para estimular o aprendizado de sua equipe e potencializar os temas propostos nos cursos da Academia Aegea, a supervisora comercial da Prolagos, Isabele Lira, resolveu reunir sua equipe para juntas estudarem e debaterem sobre os conhecimentos adquiridos na plataforma.
“Percebi uma oportunidade de criar como se fosse uma sala de aula, dando a oportunidade de discutir, de cada um colocar a sua opinião, de cada um expressar a sua experiência. Meu objetivo é incentivar a equipe a participar e utilizar juntas essa ferramenta que é tão rica”, comenta Isabele, que é responsável pelo setor de Cadastro e Novos Clientes.
Após a escolha do curso, que é definido pela supervisora, o grupo se reúne pelo Microsoft Teams de duas a três vezes na semana durante meia hora. Os módulos são assistidos ao mesmo tempo e, no decorrer da jornada de conhecimento, as colaboradoras discutem o tema.
“Fazendo o curso juntas tivemos a oportunidade de trocar opiniões e aproveitamos também para matar um pouco da saudade da convivência presencial e diária que tínhamos ao deixar as câmeras sempre ligadas”, disse a assistente comercial Dayanna Araújo.
A experiência de aprendizado compartilhado não só fez sucesso com a equipe, mas também ganhou destaque em um dos encontros semanais da Prolagos, mais conhecido como Conversa de Salão. A supervisora comercial foi a anfitriã de uma das edições da versão virtual do bate-papo e levou o curso Comunicação Não Violenta (CNV) da Academia Aegea para os colaboradores fazerem juntos. O curso, que já foi finalizado pela equipe de Cadastro e Novos Clientes, levantou diversos debates e trocas.
“O curso de CNV foi muito bacana e nos deixou mais alertas na maneira de nos expressar. Não temos de ter cuidado somente com o que falamos, mas também com o como falamos. O tom de voz e a linguagem corporal influenciam consideravelmente na comunicação e acabam tornando a mensagem passada agradável ou não. Além de promover a empatia, o curso nos fez pensar na maneira com que falamos com nossos amigos, colegas de trabalho e família”, comenta Sheila Vasconcelos, assistente comercial.