edição 37 | 2022 outubro a dezembro

A vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, Márcia Costa, fala sobre liderança e cultura da empresa.

AEGEA QUER FORTALECER SUA CULTURA PARA IR CADA VEZ MAIS ALÉM DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS

O movimento contínuo para manter a liderança do setor privado de saneamento e se tornar uma empresa cada vez mais engajada, capacitada e promotora de reconhecimento e valorização de seus times.

Entrevista a Ana Cristina Pereira dos Santos e Rosiney Bigattão

Qual a importância para a Aegea ter, de uma só vez, 12 unidades no ranking de Lugares Incríveis para Trabalhar?

É extremamente importante para a Aegea esse reconhecimento da liderança, todas essas pessoas responsáveis por times espalhados nessas 12 unidades. Nós acreditamos muito que a liderança faz toda a diferença nessa relação com a empresa. Quando o colaborador está lá na ponta, para ele, quem representa a Aegea é esse líder. Seja ele um supervisor, um coordenador, uma gerente, uma diretora; não importa quem representa a companhia. Então, em primeiro lugar, o reconhecimento é para essa liderança.

De que forma a premiação é resultado de estratégias da Aegea?

Nós, na área de Gestão de Pessoas, temos uma estratégia que está calcada em seis grandes frentes de trabalho. Uma frente tem a ver com a atração, outra com retenção, tem a de talentos, de cultura, de liderança e de integração. Todas elas estão embaixo de um guarda-chuva que é valorizar o nosso colaborador. Como a gente encontra as melhores oportunidades de carreira, de atração, de desenvolvimento e de fortalecer a nossa cultura organizacional, lembrando sempre que o nosso propósito é a nossa natureza movimenta a vida? Na medida em que a gente responde a isso, toda a Gestão de Pessoas tem que estar vinculada a esse propósito.

É algo que parte da Aegea e, como uma onda, propaga por todas as unidades?

Sim, um dos talentos da Aegea é o mestre em brasicidades, que é a nossa capacidade de nos adaptarmos e valorizarmos as culturas das localidades onde atuamos. E nesse processo a liderança tem um papel fundamental, pois quando olhamos para o nosso propósito, no final do dia quem expressa esse conceito são os nossos líderes. É um ciclo e, como tal, está em constante movimento – a partir do nosso propósito, vinculado a atender os mais de 21 milhões de pessoas que estão nas cidades onde atendemos. Levamos saúde e dignidade para elas, mas isso só acontece porque temos mais de 11 mil colaboradores que estão impactando essas famílias com o seu trabalho.

As unidades que não estão no ranking se beneficiam com a premiação?

Com certeza. Se a gente tem uma estratégia única na empresa e se a gente calca todas as nossas iniciativas em uma cultura da companhia, que é o nosso DNA, que é a nossa mandala, todas as nossas unidades são abraçadas por esse propósito. Tem uma questão relevante: é que essas premiações são importantes para fora, pois trazem um reconhecimento, uma reputação, mas elas também são extremamente valiosas para dentro, pois reafirmam as nossas práticas, as nossas ações. Ao olhar para esse resultado, eu penso: o que nós estamos fazendo para ter essas conquistas? Por exemplo, a Águas Guariroba (MS) foi reconhecida como a Mais Incrível em Carreira, que destaca a percepção de crescimento e desenvolvimento profissional por parte de seus colaboradores. Apenas a unidade foi apontada dessa forma, mas as oportunidades são oferecidas pela Aegea para todas as suas unidades.

O que significa para a Aegea a Águas Guariroba ser a melhor em saneamento?

Mais um motivo de orgulho, pois a classificação no ranking tem muito a ver com a maturidade da operação, já que a Águas Guariroba é uma das primeiras unidades da Aegea. As práticas de gestão, com os times, com as pessoas, passam por um amadurecimento. Certamente, a concessionária usufrui dessa experiência organizacional adquirida e na estratégia de Gestão de Pessoas. Um aspecto interessante da premiação é que ela, assim como várias outras unidades, já ganhou em outros anos e, em 2022, elas ficaram com uma melhor favorabilidade. Isso significa que elas cresceram em cima delas mesmas, o que é um resultado muito positivo.

As unidades da Aegea podem se tornar um celeiro de talentos?

Há três dimensões nisso: uma é o momento que estamos vivendo, com o marco regulatório que teve um impacto na vida das famílias brasileiras extremamente significante. É um setor que atrai, envolve os colaboradores que trabalham aqui. Um segundo aspecto é o fato da Aegea ser líder – é a maior empresa do setor privado e, ao mesmo tempo que nos orgulha, nos traz a responsabilidade de representar isso de maneira bem robusta, com estratégias bem definidas, com ações muito claras e muito transparentes da nossa gestão. E o terceiro pilar é a própria estratégia de Gestão de Pessoas, que fomenta esse crescimento. Faz com que os profissionais se preparem, porque se tivesse somente um mercado que está neste momento em ascensão, mas sem as pessoas preparadas, elas não iriam crescer. Então, é resultado de uma boa combinação: do engajamento e da empresa capacitar os colaboradores, para que eles possam aproveitar as oportunidades que são colocadas.

As premiações têm a ver com a valorização dos talentos da Aegea?

A nossa cultura é o grande guarda-chuva dessa estratégia de gestão e ela tem, centralmente, nosso propósito (nossa natureza movimenta a vida), e está baseada em cinco grandes talentos que foram identificados, porque fazem sentido para o nosso negócio. Então, quando eu falo em engenheiros da ordem, em profissionais além da conta, em agentes da dignidade, embaixadores da saúde ou mestres em brasicidades, a gente está trazendo para essas dimensões características e competências que são únicas à Aegea. Os talentos são facilitadores para a capacitação e o desenvolvimento, pois deixam muito claro aquilo que é esperado dos nossos colaboradores. Esse é um aspecto muito valorizado na gestão – você dar clareza do que espera – e os nossos talentos fazem isso.

Para quem está chegando na Aegea, como pode se tornar um talento?

Para os trainees e os novos colaboradores que estão chegando, a dica é: abrace esse propósito. Quando você faz isso, tem a chance de desenvolver uma relação de empatia com o nosso cliente, que é fundamental. Hoje, esse olhar, essa atenção, essa capacidade de entendimento do outro é fundamental para que a gente possa evoluir, se desenvolver, crescer, especialmente em uma empresa como a Aegea que tem um propósito tão claro, que tem uma missão tão importante quando a gente fala do tripé ESG ou ASG (Ambiental, Social e Governamental), traduzindo. Eu diria isso: abrace o nosso propósito, busque ser empático com o nosso cliente e com todos os nossos parceiros. Isso vai te trazer a condição de crescimento. Seja curiosa, curioso, busque o conhecimento, isso é muito importante.

Quais os instrumentos que a Aegea oferece para apoiar esse desenvolvimento?

Temos a Academia Aegea, que é sem dúvida um canal super importante para esse desenvolvimento profissional e, porque não dizer, pessoal, pois temos muitos programas que desenvolvem habilidades que ajudam nesse papel de liderança; esse é um capítulo importante para nós. Além disso, as pessoas podem se engajar, pois a Aegea é uma empresa que tem muitos projetos, muitas iniciativas que geram desenvolvimento. A vida profissional é feita de oportunidades, mas é preciso estar pronto para elas. Acredito que cada um de nós precisa ter o protagonismo para sua carreira. Na Aegea, isso é muito valorizado, pois é uma empresa que está sempre de portas abertas para ideias novas. Então, as pessoas se sentem parte da solução e conseguem se desenvolver.

Os talentos que já estão na Aegea, como eles são estimulados a movimentar a vida das pessoas?

Centralmente, a gente estimula um processo de desenvolvimento, de capacitação e avaliação. Além da Academia Aegea e da exposição nos projetos desenvolvidos pela empresa, tem a questão da liderança da Aegea. Por ela estar em vários municípios brasileiros, oferece uma grande mobilidade. Somos uma empresa que está espalhada pelo Brasil. Então, ter a oportunidade de viver essas brasicidades, de estar exposto às culturas das localidades onde atuamos é muito importante para o desenvolvimento das pessoas, das lideranças.

Como crescer e continuar sendo a Aegea?

Esse é um desafio, uma preocupação para a Aegea e temos trabalhado muito fortemente, a empresa como um todo, em cima da nossa cultura, entendendo que ela é essa amálgama que faz com que, na hora de uma decisão, em qualquer uma dessas localidades, saiba qual é a direção. A cultura é fundamental e temos focado bastante na informação, na divulgação e no engajamento dos nossos times na cultura Aegea, especialmente nesse momento de crescimento. Somos uma empresa com característica empreendedora e, para crescer, precisamos de pessoas preparadas, profissionais engajados.

Os próximos passos da Gestão de Pessoas?

Nossas ações para o desenvolvimento fazem parte de um processo contínuo. Tem um primeiro passo, que é de avaliação, importante para que cada profissional identifique suas oportunidades de crescimento. É um momento em que a gente olha, com o gestor, as possibilidades de cada um e onde ele precisa investir. Além da Academia Aegea, temos trazido momentos de encontros com a liderança para discutir temas atuais, como financeiros, ESG, cultura. Temos uma programação para a formação dessas lideranças. Algumas coisas já estão acontecendo, como o programa de pós com a FGV e o de graduação com equivalência de nível universitário, que já vão dando robustez para essas carreiras. E, recentemente iniciamos um novo projeto para os líderes, o Evoluir (novo programa de desenvolvimento da liderança na Aegea).

Quais as dicas da VP de Gestão de Pessoas para que as pessoas evoluam em suas carreiras?

Qualquer profissional precisa, necessariamente, ampliar o seu repertório e isso tem a ver com estudar, seja na Academia Aegea ou nas universidades. Ler, trocar informações com outros profissionais da área, participar de grupos e conhecer pessoas que trabalham na mesma função que você são formas de se atualizar. Hoje, a gente tem a informação na mão, seja nas redes sociais ou em veículos consagrados que facilmente você encontra por meio da internet, pois estar informado sobre a situação do nosso país é relevante também para uma carreira bem-sucedida. Outro aspecto bem importante é o autoconhecimento. Devemos nos dedicar mais a nos conhecer, a ouvir, a receber feedback. Isso faz com que a gente se desenvolva e cresça. Essas duas dimensões são fundamentais: manter-se atualizado e se autoconhecer. Repertório você não perde, é para a vida toda.