edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Ex-trainees, atuais colaboradores da empresa, no evento de formatura.
Texto: Rosiney Bigattão
Um evento de dois dias na Águas do Rio (RJ) marcou o encerramento do Programa de Trainee Aegea 2022. No primeiro dia, a cerimônia teve o formato de um hackathon, que significa maratona de programação. Ela foi toda construída a partir da trilha de conhecimento da Academia Aegea sobre o Modelo Operacional Aegea, o MOA, que tem sete pilares estratégicos. Cada um dos temas teve um pitch, uma apresentação feita em duplas por trabalhos desenvolvidos pelos trainees em suas jornadas nos dois anos na empresa. Os melhores foram escolhidos para serem trabalhados, em grupo, e disputar a maratona. Seguindo a estrutura do hackathon, os dois melhores foram selecionados e premiados com um curso, além de terem os seus projetos implantados na Aegea.
No segundo dia, o evento teve o formato de uma formatura, mais formal. Para encerrar o ciclo, foi feito um resgate de tudo o que vivenciaram – conceitos alinhados ao futuro, inovação, o aprendizado constante -, que são temas importantes para a Aegea. Os assuntos foram divididos em ilhas de aprendizagem, com os formandos apresentando seus aprendizados por meio de pintura, de forma bastante prática, destacando a importância do trabalho em equipe, coordenação, cooperação, visão estratégica, visão macro e outras competências estratégicas para a Aegea. Já demonstraram, na atividade, como é importante colocar essas competências no dia a dia das operações.
Enquanto uma turma encerra o seu ciclo, a de 2023 está sendo formada. Novas vagas foram abertas para candidatos de todas as regiões do país em setembro. A formação exigida era para um dos cursos de engenharia: Ambiental, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Química, Econômica, Hídrica ou de Produção. Vagas também para quem se graduou em Direito, Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciência da Computação e cursos de tecnologia. Foram aceitos recém-formados tanto de cursos de tecnólogos quanto de bacharéis com data de conclusão entre julho de 2019 e julho de 2022.
Com inscrições encerradas, o Programa de Trainee Aegea 2023 agora vai selecionar os candidatos com um olhar inovador e humanizado. Sem área definida para a atuação, o processo seletivo tem oito fases: Inscrições, Provas Online, Game Repense, Fit Cultural, Dinâmica de Grupo e Entrevista Individual, Painel de Negócio e Entrevista com o Gestor, Banca final e Contratação. A previsão é de que o processo seja encerrado em dezembro, com o início do programa agendado para janeiro de 2023. “Buscamos profissionais que queiram fazer a diferença na vida das mais de 21 milhões de pessoas atendidas pela empresa, se juntando ao nosso propósito de movimentar vidas. É uma oportunidade de fazer parte de uma equipe de profissionais apaixonados pelo que fazem e por quem fazem, e de uma companhia ética, inclusiva e comprometida”, afirma Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea.
Ao fim, 40 trainees vão integrar um time de mais de 11 mil colaboradores. Por meio do saneamento, eles vão contribuir para levar saúde, dignidade e desenvolvimento para milhões de pessoas nos 154 municípios onde a Aegea passa a atuar, de norte a sul do país. Para isso, serão capacitados para trabalhar na maior companhia privada do setor. Vão fazer parte ainda do seleto grupo de empresas que estão entre as melhores para se trabalhar no país e entre elas está a melhor em saneamento e melhor em carreira (veja mais sobre os prêmios da Aegea na Matéria de Capa). No processo de aprendizagem estão os ciclos completos de serviços prestados em água e esgoto realizados pelas operações da Aegea. O que conta muito também para fazer o programa ser atrativo é o fato de a Aegea ser uma empresa ética, sólida, flexível e diversa. “O programa vem se solidificando ano após ano”, afirma Juliana Mota, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea.
Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba, é um dos ex-trainees da Aegea que ocupam cargo de destaque na empresa.
Renan Mendonça, diretor-executivo da Águas do Rio (RJ), Renee Câmara Chaveiro, diretor-executivo da Ambiental Crato (CE), Tamara Roque Fidelis, coordenadora Regional (Águas do Rio), Malcom Barbosa Lopes, coordenador de Operações, Isabelly Naianne Gonçalves, gerente de Operações, e Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba (MS). Além de todos terem cargos de destaque na Aegea, o que eles têm em comum é o fato de terem sido trainees da Aegea. Participaram dos programas de trainee da Aegea de 2014 a 2019, souberam aproveitar as oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela empresa e construíram uma carreira de sucesso. Trocaram experiências, foram respeitados e valorizados.
Ex-trainee, Gabriel Buim entrou na Aegea há 12 anos como estagiário, passou pelo Programa de Trainee Aegea, virou coordenador, gerente e hoje é diretor-executivo da Águas Guariroba, concessionária da Aegea em Campo Grande (MS). “É muito gratificante trabalhar com pessoas tão incríveis, que gostam do que fazem e que têm amor pelo saneamento. Cuidar de uma cidade, levar água para a população, tratar o esgoto me faz acordar motivado todo dia. Meu trabalho contribuiu para levar desenvolvimento a áreas onde pessoas nunca tinham tomado um banho de chuveiro, por exemplo. Ouvir o depoimento de alguém que pôde fazer isso pela primeira vez na vida é emocionante e motivador”, relata Buim. E o melhor de tudo isso? Novas histórias assim estão sendo construídas neste momento na Aegea.