edição 37 | 2022 outubro a dezembro

Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos

AUDITORIA INTERNA DA AEGEA É PREMIADA PELA 2ª VEZ NO IIA MAY

O IIA May, do Instituto de Auditores Internos do Brasil, premia as empresas que desenvolvem as melhores ações sobre a importância da área e o valor dos seus profissionais.

Equipe da área de Auditoria Interna da Darc, da Aegea, premiada pela segunda vez com o IIA May.

Texto: Rosiney Bigattão

Somos todos #EngenheirosDaOrdem. A área de Auditoria Interna nos ajuda a melhorar sempre os nossos processos. Com transparência e respeito aos nossos talentos, o trabalho da Auditoria Interna tem crescido e se alinhado cada vez mais à estratégia e aos objetivos da companhia. Com textos assim, a campanha feita pelo time de Auditoria Interna da Darc teve uma dupla conquista: o maior engajamento de outras áreas da empresa e o reconhecimento do mercado, sendo uma das dez empresas premiadas.

A conquista externa veio com o prêmio IIA May, realizado pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil, um dos cinco maiores do setor em atuação no mundo, pelo segundo ano consecutivo. A premiação é fruto de uma campanha realizada pelas empresas em maio. Tudo o que é feito é acompanhado de perto pelo IIA do Brasil. Em junho foi divulgado o ranking e, durante o 42º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, o Conbrai, os vencedores foram homenageados. O evento aconteceu nos dias 11 a 13 de setembro e é o maior e mais tradicional do setor.

“É uma honra que a auditoria interna tenha um mês para lembrar da sua importância. A campanha é realizada no Brasil desde 2020 e, em três edições, ter ganho as duas em que participamos nos enche de orgulho. Já começa a formar um legado de conquistas para a Aegea a partir do trabalho da nossa área, pois nossa busca é, acima de tudo, para que a Aegea tenha uma governança corporativa mais robusta, pois esse é um grande diferencial para o mercado”, afirma Thomas Heinz Rogalsky, auditor pleno da Aegea.

A homenagem recebida no congresso é outro fator de relevância para o time da Aegea. “Estar entre as 12 empresas brasileiras vencedoras e sermos homenageados durante o evento mais importante da área de auditoria é bastante relevante, pois é o nome da Aegea em destaque e não apenas o da equipe da Darc. E, este ano, o vídeo da Aegea, com o depoimento do Percival Gratti Jr., o gerente de Auditoria Interna, foi o primeiro a ser exibido, o que tornou o evento ainda mais emocionante para todos nós”, explicou Géssica Lopes de Paulo, auditora da Aegea.

A campanha

Comunicados internos via Teams por meio do AE Diário (boletim interno da Aegea), assinatura personalizada nos e-mails dos colaboradores da área, reuniões com outras áreas da empresa para falar sobre auditoria interna, reportagens na Revista Aegea e no Aegea Blog e publicações nas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) foram os principais meios utilizados para divulgar os conteúdos. A campanha, feita em parceria com a área de Comunicação, mostrou para que serve a auditoria interna e quais os benefícios de se ter esse tipo de trabalho em uma empresa como a Aegea. É como uma introdução aos conceitos básicos.

“Todas as áreas, unidades e praticamente todos os cargos da Aegea podem vir a ser auditados, por isso a importância de saberem o que fazemos. Muitas vezes, as pessoas veem o auditor como um fiscal de receita, algo meio policial, que procura o que estão fazendo de errado. A campanha é para fazer esse ajuste de percepção delas em relação ao nosso trabalho. É claro que ganhar o prêmio é muito importante, mas o mês se torna ainda mais interessante por ser uma oportunidade para mostrar que somos parceiros, que quando estamos presentes é para ajudar, somos uma área amigável que quer agregar valor para todo mundo”, conta Thomas.

Para Eduardo Pereira da Silva, auditor júnior da Aegea, um ponto bem importante foi o das mídias sociais, que ampliou muito o alcance da campanha. “Nós postamos as nossas viagens, mostrando o que a auditoria faz, também nas nossas redes pessoais, e muitos amigos vieram me perguntar sobre o assunto, contaram que trabalham em empresas que não fazem auditoria, que não têm uma área para isso. Se não fosse a campanha eu não teria esse tipo de diálogo com eles, então é um termômetro mesmo para saber como o mercado funciona e como a Aegea está bem posicionada quanto a isso”, disse.

“Toda a Aegea se engajou na campanha e foi um grande diferencial para a conquista do prêmio”, afirmou Percival, gerente de Auditoria Interna. “Foi muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido e, mais do que isso, ser ‘reconhecido’ pelos colaboradores, pois hoje, quando chegamos a uma unidade, eles já nos conhecem. Nos viram no AE Diário, sabem o que estamos fazendo ali, tudo flui de maneira bem mais eficiente e produtiva”, conta Milena Martins Aguiar, auditora plena.

Comprometimento com a melhoria contínua

Para envolver os colaboradores, um dos caminhos da campanha da Auditoria Interna foi mostrar o comprometimento com a melhoria contínua dos processos, uma meta que é de todos na Aegea. O time da Darc lançou uma série: “O Auditor Responde”. Em toda semana, de um jeito claro e leve, foi abordado um tema relativo ao trabalho da auditoria.

“O principal benefício trazido pela Auditoria Interna é, sem dúvida, aumentar e proteger o valor da nossa Aegea, fornecendo avaliação, assessoria e conhecimentos objetivos baseados em riscos”, afirmou o auditor pleno da Aegea Thomas, em um dos episódios da série. O material foi veiculado nos canais de comunicação da empresa.

Desmistificar o trabalho da auditoria e conquistar a premiação exigiu também muita criatividade. “Tivemos de usar a criatividade para envolver as pessoas e esse é outro aspecto importante, pois responder às dúvidas exigiu uma reflexão, é uma via de mão dupla em que a gente amplia também a percepção sobre a eficiência do nosso trabalho”, explica Thomas.

“Na auditoria nós não enxergamos inconformidades como ‘problemas’, mas sim como oportunidades de melhoria para o crescimento da área e da empresa. Isso ficou muito mais claro com todo esse processo da campanha que resultou na premiação”, finaliza.

Os atributos de um auditor interno

Afinal, o que faz um auditor interno? “Um auditor contribui com todas as áreas e colaboradores da empresa. Ele busca apontar possíveis falhas e, se possível, corrigi-las”, respondeu a série durante a campanha. Para isso, o auditor elabora, executa e é o responsável por procedimentos técnicos, por examinar a integridade e checar se os processos estão adequados e eficazes do ponto de vista físico, contábil, financeiro e operacional da empresa, o que evita riscos de fraudes, erros e irregularidades.

Para desempenhar bem sua função, o auditor interno precisa de alguns atributos. “Um bom auditor interno detém uma comunicação clara e responsável, é detalhista e versátil, além de possuir uma postura verdadeira, buscando melhorar e proteger de forma imparcial as operações da Aegea. O desenvolvimento do auditor interno é contínuo, seus conhecimentos e habilidades devem ser aperfeiçoados constantemente, tornando-o capaz de se adaptar às mais variadas situações no trabalho com o mesmo propósito e objetivo”, informou Milena.

As diferentes auditorias na Aegea

Para tirar as dúvidas dos colaboradores, “O Auditor Responde” também falou sobre os três tipos de auditorias realizados pela Aegea. “A auditoria tradicional é a avaliação das operações da companhia objetivando melhoria na eficácia dos processos e no gerenciamento de riscos”, explicou Renato Alves Santos no segundo episódio da série.

O material informava ainda que outro tipo de auditoria é a contínua – como o próprio nome diz, é a avaliação contínua de operações, processos e gerenciamento de riscos por meio de indicadores com apoio de ferramentas de Analytics. A terceira auditoria é a de projetos especiais, que são avaliações complementares solicitadas pelo Conselho de Administração da Aegea, pelo Comitê de Auditoria, entre outros.

Saiba mais: o que é e como funciona a Auditoria Interna da Aegea

O Departamento de Auditoria Interna da Aegea tem como missão contribuir para a melhoria contínua dos processos e controles internos por meio do gerenciamento de riscos, governança corporativa e processos de controles. Tudo é feito por meio de avaliações que são feitas de forma independente e objetiva. Ao avaliar os riscos que possam representar desvios para que a empresa atinja suas metas, a Auditoria Interna cuida da manutenção da reputação da Aegea e de seus negócios.
Os auditores elaboram, executam e se responsabilizam por procedimentos técnicos. Eles examinam a adequação e a eficácia dos controles internos por meio de informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa. O objetivo é evitar riscos de fraudes, erros e outras irregularidades. Ajuda a eliminar desperdícios e facilita tarefas. Exige profissionais com visão da importância de uma forte governança, que conhecem os sistemas e os processos do negócio.