edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Isabel Monteiro
Os brigadistas de incêndio são pessoas treinadas e capacitadas dentro da empresa para realizar atendimento em situações emergenciais. Na Águas de Teresina (PI), a equipe realizou um “Simulado de Incêndio” com o objetivo de instruir os colaboradores das áreas administrativas quanto às atitudes que devem ser tomadas em momentos de perigo. Atualmente, a Brigada é formada por 22 integrantes que realizam treinamentos constantes.
O exercício de simulado incluiu o abandono de área, o combate ao princípio de incêndio, além da orientação para os portadores de deficiência física e as pessoas que necessitam de auxílio, como as gestantes e os idosos, cuidando da integridade física de todos. O resultado foi bastante positivo, envolvendo todos de maneira segura, e preservando também o lado emocional dos colaboradores para que não ficassem agitados nessas situações.
“Treinamos os colaboradores para que, em situações de sinistro de qualquer natureza, eles saibam como se comportar e para onde se direcionar, evitando pânico e passando todas as orientações necessárias. A ideia é que as pessoas saibam reconhecer os alertas sonoros e não fiquem em pânico diante de possíveis problemas”, explica a técnica de segurança do trabalho Lídia Barroso, brigadista da Águas de Teresina.
Para o diretor-executivo da concessionária, Fabio Arruda, exercícios de prevenção contra riscos são fundamentais para que todos estejamos preparados. “Nossos brigadistas foram precisos e ajudaram os demais colegas a abandonarem o prédio com tranquilidade e agilidade, sem gerar agitações e nervosismos. Estou certo de que nossa equipe está pronta para atuar na prestação dos primeiros socorros”, afirma.