edição 36 | julho 2022
Texto: Rosiney Bigattão
A cerimônia de posse de Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da Aegea, aconteceu no dia 21 de julho, num esforço da Rede Brasil do Pacto Global em contribuir com a mobilização para que todos tenham acesso aos serviços de saneamento básico, com regularidade e qualidade.
A Aegea ocupa a Coordenação da Plataforma pela Água, com Marina Rodrigues (coordenadora de Sustentabilidade do Instituto Aegea), e é uma das empresas patrocinadoras do Movimento + Água, portanto lidera esforços em prol da universalização da água potável, de coleta e tratamento do esgoto no Brasil, além de apoiar metas de resiliência hídrica promovidas pelo Pacto.
A empresa, com isso, amplia cada vez mais sua parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Signatária desde 2016, quando aderiu ao Pacto Global, consolidou os compromissos fortalecendo a parceria e alinhando ainda mais o modelo de negócios da empresa aos princípios ESG.
O Movimento + Água é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global objetivando, de forma conjunta e articulada, ampliar a segurança hídrica e acelerar a chegada do serviço de água potável aos mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso, e de coleta e tratamento de esgoto a mais de 100 milhões de pessoas.
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.
No Brasil, A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros e com mais de 40 projetos conduzidos no país, em especial nos temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
O Pacto Global mobiliza o setor empresarial para que atue em prol do atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Para agilizar a conquista de algumas metas, em 2022 foi lançada a Ambição 2030, movimento capitaneado pelos CEOs das grandes empresas visando a um avanço individual e coletivo para os sete movimentos prioritários: Movimento + Água, Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero e Transparência 100%.
Presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, vai atuar ao lado de profissionais muito admirados no tema Água.
Édison Carlos atuará ao lado de profissionais muito admirados no tema Água, tais como Glauco Kimura, oficial de Projetos da Unesco; Kin Honda, sócio-diretor ESG da KPMG; Amanda Costa, diretora-executiva do Perifa Sustentável; Agostinho Vieira, jornalista e criador do Projeto Colabora; Maitê Leite, gerente de Água e Oceano no Pacto Global da ONU no Brasil; Sandra Kishi, procuradora Regional da República do Ministério Público Federal; Luciana Barbosa, da Copasa; e Sérgio Ayrimoraes, especialista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.