edição 36 | julho 2022

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

PROJETO PESCAR

Jovens vão atuar em eletromecânica com formatura da 1ª turma da Metrosul

Alunos da primeira turma do Projeto Pescar, na sede da Ambiental Metrosul (RS).

Texto: Aline Cardias

A formatura aconteceu na sede da Metrosul, em Canoas (RS), em clima de muita emoção. Foram 900 horas de aulas – entre encontros remotos e presenciais – em que os jovens tiveram a oportunidade de trabalhar aspectos de desenvolvimento pessoal e profissional por meio de conteúdos voltados a autoconhecimento, relacionamento interpessoal, comportamento e cidadania, empreendedorismo, saúde e sustentabilidade.

Entre os técnicos, os alunos ampliaram seus conhecimentos em soldagem elétrica, desenhos técnicos, entre outros. Neste sentido, vale ressaltar o desempenho das jovens Melissa, Nathália e Sibele, que se destacaram na turma mesmo que essas atividades ainda estejam relacionadas ao público masculino.

Capacitação e desenvolvimento

Jovens têm nova expectativa em relação ao futuro profissional após participação no projeto.

O curso foi ministrado por uma educadora social e contou, ainda, com a contribuição voluntária de 20 colaboradores da Metrosul na aplicação de conteúdos que somaram à formação dos alunos. Eles também puderam complementar suas habilidades e conhecimentos com os cursos de capacitação e desenvolvimento profissional da Academia Aegea, o portal de aprendizado da empresa oferecido aos colaboradores e que também foi disponibilizado aos jovens do Projeto Pescar.

Além dos jovens formandos e familiares, a cerimônia de formatura da primeira turma do Pescar Metrosul, realizada em Canoas, em 20 de junho, também contou com a presença dos diretores da empresa, Angelo Mendes e Fábio Arruda; da gerente do Programa Social Pescar, Silvia Regina dos Santos, e de colaboradores da Ambiental Metrosul.

Processo de transformação

“Foi um privilégio participar do processo de transformação desses jovens que certamente encerram esse importante ciclo em suas vidas melhores e mais preparados. Pra nós da Metrosul, mais que um orgulho, vê-los chegar até aqui é a certeza de que todos os esforços para que o Projeto Pescar se tornasse uma realidade na nossa empresa não foram em vão”, fala com entusiasmo o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Angelo Mendes.

A gestão do Projeto Pescar na Metrosul é da área de Responsabilidade Social, com a atuação do articulador Mateus Alves, responsável pelo relacionamento da Fundação Pescar com a empresa. Para ele, essa formatura é duplamente especial. “Ser a primeira turma do projeto na empresa já é motivo de orgulho a todos nós. Mas ver os jovens conquistarem, e merecerem, o dia de hoje é muito gratificante por todos os obstáculos e desafios que foram superados desde a implantação até a concretização do projeto durante a pandemia.” Mateus comenta, ainda, que “participar do Pescar é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional tanto para os jovens como a todos que, de alguma forma, se engajam e acreditam ao projeto”.

Com a formação, os jovens estão aptos a participar de processos seletivos na própria Ambiental Metrosul e em outras empresas que desejam possibilitar aos alunos sua primeira experiência profissional. O curso de iniciação profissional da unidade Ambiental Metrosul retoma as atividades em fevereiro de 2023, passando a acompanhar o calendário letivo escolar.

Mais sobre o Projeto Pescar

O projeto tem o objetivo de oferecer, a jovens em situação de vulnerabilidade social das regiões onde a empresa atua, habilidades e conhecimentos que permitam a inserção no mercado de trabalho. Além da formação gratuita, possibilita a contratação como Jovens Aprendizes pela Metrosul e por outras empresas parceiras. O aprendizado proporciona, ainda, que os jovens atuem nas frentes de trabalho da própria empresa, bem como no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre. É realizado em parceria entre a Fundação Pescar e a Ambiental Metrosul.