edição 36 | julho 2022
Programa Portas Abertas em Primavera do Leste (MT).
Estudantes conhecem mais sobre saneamento na Prolagos (RJ).
Texto: Thais Tomie
Voltado para visitação nas estações de tratamento de água e esgoto, o Programa Portas Abertas fortalece o relacionamento com a comunidade estudantil, autoridades públicas e formadores de opinião, mostrando na prática como funciona a gestão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas cidades, os investimentos, a tecnologia e a responsabilidade socioambiental. A iniciativa desperta a compreensão do valor desses serviços e estimula a conscientização ambiental.
As visitas monitoradas são organizadas de acordo com o perfil de cada participante. Os participantes aprendem, de maneira didática, todas as etapas para a produção da água que é distribuída nas cidades: desde a captação, o tratamento, a reservação e distribuição até chegar a casas, comércios e indústrias. Também conhecem os laboratórios de Monitoramento de Qualidade da Água, para entender como são feitas as análises da água.
O programa ainda explica como funciona o processo de coleta, afastamento e tratamento de esgoto das cidades, sobre os riscos do uso incorreto das redes coletoras de esgoto, como o lançamento da água de chuva e o descarte de lixo, que podem causar transtornos para toda a população.
Conforme o responsável pela área de Projetos Sociais da Aegea MT2, David Garib, a atuação social e ambientalmente responsável faz parte da história e do propósito das concessionárias, além de representar um compromisso de longo prazo com a sociedade.
“Neste projeto, temos a oportunidade de apresentar nosso trabalho à população, reforçando a transparência e a responsabilidade para garantir o fornecimento de água com qualidade em suas residências. Esperamos que nossas ações possam refletir de forma positiva no processo de educação ambiental”, reforça.
Alunos do Centro de Ensino Aquarela tiveram a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Primavera do Leste. “Os alunos gostaram dessa aula diferente. Sem dúvida, a água é o recurso natural mais valioso que temos e eles conseguiram aprender na prática todo o processo realizado pela empresa para entregar uma água tratada. Foi uma experiência enriquecedora”, afirma a professora de Química, Juliana Parede.
Conhecer a Estação de Tratamento de Água de Barra do Garças foi um importante estímulo para o aprendizado dos alunos. “O aluno deve vivenciar na prática a teoria aplicada em sala de aula. Procuramos proporcionar essa experiência com a visita à estação de tratamento. O coordenador da empresa deu uma aula maravilhosa sobre o processo de tratamento”, pontuou a coordenadora pedagógica do CMEB Moreira Cabral, Priscilla Mayumi Noleto Yamamoto.
Colaboradores da Águas de Barra do Garças (MT) na palestra.
Atividade de conscientização também é realizada na Metrosul (RS).
A palestra “Consumo consciente: o papel da empresa” foi realizada na unidade de Barra do Garças (MT), pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia (CBH), Clodoaldo Carvalho Queiroz. A iniciativa integra a rotina da empresa, que busca reforçar o seu compromisso ambiental.
No encontro, o palestrante lembrou os projetos realizados pela unidade, como o ambientalista mirim, o de revitalização da Bacia do Alto Araguaia e o plano piloto do Córrego Fundo em Barra do Garças. “São projetos importantes que lidam com essa possibilidade de recuperação da bacia e de conscientização. Trabalhando juntos nós vamos melhorar, mas precisamos sempre da parceria e do apoio de todos”, disse o presidente do CBH Alto Araguaia, Clodoaldo Carvalho.
“Vamos revitalizar as nascentes, recuperar o passivo ambiental junto às áreas de preservação permanente, conservar a água e fazer do mundo um lugar melhor e mais consciente no consumo de água”, afirmou. O agente de saneamento da concessionária Hélio da Silva também reforçou os cuidados que todos devem ter com o meio ambiente.
“É fundamental que as pessoas entendam a importância de preservar a natureza para ajudar de forma efetiva na manutenção dos nossos mananciais. Incentivar esse debate é uma forma de fomentar atitudes ambientalmente responsáveis”, afirmou.
“Discutir sobre o respeito à natureza e mostrar como o saneamento pode mudar vidas é um legado que protege o meio ambiente, principalmente os recursos hídricos”, pontuou o responsável pela área de Projetos Sociais da Águas de Barra do Garças, David Garib. Para ele, a concessionária tem a responsabilidade de contribuir com atividades que promovam o desenvolvimento de uma cidade sustentável e comprometida com os avanços da preservação ambiental.