edição 36 | julho 2022
Texto: Janaína Novellino
Projeto foi desenvolvido pelos colaboradores do Escritório de Projetos e Processos da Prolagos.
Um robô capaz de agilizar os processos administrativos, triplicar o número mensal de “notícias-crime”, as notificações de crime, em um único dia e ainda proporcionar economia para a concessionária. Todos esses benefícios foram gerados com o desenvolvimento de uma tecnologia criada pelo Escritório de Projetos e Processos da Prolagos (RJ). Ela auxilia a equipe de Fiscalização na elaboração de notificações resultantes da identificação de ligações irregulares de água, constatadas em imóveis nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Os documentos eram elaborados por três colaboradores da Comissão de Fraudes, unindo todas as informações necessárias para a montagem, com fotos do flagrante, dados cadastrais do cliente e Ordem de Serviço (OS) com a identificação da irregularidade, gerando um PDF que era encaminhado para a delegacia responsável por cada cidade. Agora, com apenas um clique, por meio da automação de processos robóticos (da sigla em inglês RPA), é feita a seleção da documentação e o processo de autuação é gerado automaticamente.
“Agilizou muito o nosso trabalho. Os funcionários, que antes ficavam dias dedicados a essa atividade, agora podem desenvolver outras funções que irão colaborar ainda mais para o desempenho positivo do setor. Além disso, como temos muitas equipes trabalhando externamente, não conseguíamos finalizar todos os processos”, pontua Fábio Soares, supervisor de Fiscalização da Prolagos.
Atualmente, podem ser feitas mais de 370 notificações de crime por dia, ao passo que antes eram elaboradas 100 por mês, ficando inúmeros registros sem serem finalizados. A ausência da conclusão do processo de autuação poderia resultar em multas em torno de R$ 40 mil mensais, geradas pela agência reguladora (Agenersa), que exige que todas as OS realizadas pela Fiscalização sejam registradas com um Boletim de Ocorrência na delegacia.
“Esse é um RPA inovador, que pode ser adotado por outras unidades da Aegea, promovendo a redução de custos e aumentando a produtividade das equipes. Elaboramos essa tecnologia para atender diretamente a demanda da Fiscalização, mas temos trabalhado com diversos projetos para otimizar o trabalho dos demais setores”, explica Alexandre Andrade, coordenador de Qualidade da concessionária.
A Prolagos possui uma política de estímulo à criação, capacitação e inovação contínuas, alavancando o crescimento da concessionária e tornando os processos mais eficientes e dinâmicos. “Acreditamos que investir em tecnologia torna a empresa mais competitiva e criamos um modelo de negócios cada vez mais estratégico, oferecendo um serviço de excelência aos nossos clientes, levando mais desenvolvimento para as cidades, saúde e qualidade de vida para os moradores”, ressalta o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.